“AVC de causa reumática”

Por: Sheron Zamboni

28/10/2020 - 14:10 - Atualizada em: 28/10/2020 - 14:32

Para salientar os cuidados do AVC, abordado na seção da Dra. Kátia, ressalta-se que a origem pode ser por doenças reumáticas, pois o dano vascular pode também ocorrer por inflamações causadas por doenças autoimunes, que são tratadas pela área da Reumatologia, ou seja, pode ser originado pela:

  • Vasculite: Inflamação da parede dos vasos sanguíneos, pelo ataque das células imunológicas e anticorpos, podendo ter como consequências duas evoluções como a formação de coágulos, levando a obstrução do fluxo sanguíneo (mecanismo isquêmico) ou a parede inflamada se torna frágil, causando a ruptura e hemorragia (mecanismo hemorrágico).
  • Trombofilia autoimune: condição adquirida por processo no qual anticorpos interferem nas células, como via de proteção natural anticoagulante, cascata de coagulação e de dissolução de coágulo (fibrinólise), resultando na formação de trombos (coágulos).

As enfermidades reumáticas autoimunes são caracterizadas por lesões provocadas pelo sistema imunológico do paciente contra si próprio. Assim, afetam variados órgãos e sistemas. Aquelas que acometem mais frequentemente o sistema nervoso central são:

  • Síndrome Antifosfolipídica (SAF): trata-se de uma trombofilia autoimune, sendo responsável por um 20% de todos os casos de AVCs em indivíduos com menos de 50 anos. Pode ser suspeitada por ocorrer em pacientes que não tenham histórico de doenças que aumentem o risco cardiovascular e a formação de placas de gordura nos vasos (hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, obesidade, sedentarismo, estresse, fumo), ou por apresentarem passado de tromboses e plaquetas baixas. Enxaqueca é bastante comum.
  • Lúpus Eritematosos Sistêmico (LES): o AVC dessa enfermidade ocorre principalmente por trombose. Dentre os pacientes portadores de LES quase 2/3 dos casos aparece como primeiro sintoma ou aparece logo no primeiro ano de doença.
  • Síndrome de Sjögren: pode provocar vasculite cerebral. A doença pode ter sintomas bastante semelhantes ao LES, mas, caracteristicamente, afeta as glândulas lacrimais e salivares, provocando olhos e boca secos. A complicação neurológica geralmente ocorre em doença grave, com comprometimento associado e ativo de órgãos não glandulares.
  • Doença de Behçet: pode provocar vasculite cerebral e trombose. Na imensa maioria dos casos, a complicação neurológica ocorre após alguns anos de sintomas de úlceras orais recorrentes, mais de 3 vezes ao ano e muito dolorosas. Também pode ocorrer úlceras em áreas genitais, lesões de pele e inflamação ocular chamada de uveíte. Podem ter histórico de enxaqueca.
  • Arterite Primária do Sistema Nervoso Central: enfermidade reumática de difícil diagnóstico, pois afeta exclusivamente os vasos arteriais cerebrais, provocando uma vasculite. A complicação neurológica pode ser precedida por anos de sintomas enxaquecosos. A confirmação diagnóstica advém de um conjunto de achados clínicos, de imagem vascular e de líquor.

Logo, recomenda-se que pacientes com doenças autoimunes devem ter seguimento frequente com seu reumatologista para controlar a doença e assim evitando que apresente um quadro de AVC.