“Visão sistêmica para suas decisões”

Por: OCP News Jaraguá do Sul

13/09/2018 - 10:09 - Atualizada em: 13/09/2018 - 10:56

Segundo Wikipédia: “Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo”.

O que quer dizer essa expressão: Ter uma visão sistêmica?

Ter uma visão sistêmica é ser capaz de identificar um fato baseado na maior quantidade de sistemas possíveis envolvidos na questão.

Ainda, segundo Wikipédia, para entender a visão sistêmica, primeiro precisamos delinear as principais características de um sistema, dentre as quais podemos citar:

  • Um sistema é composto por partes.
  • Todas as partes de um sistema devem se relacionar de forma direta ou indireta.
  • Um sistema é limitado pelo ponto de vista do observador ou um grupo de observadores.
  • Um sistema pode abrigar outro sistema.
  • Um sistema é vinculado ao tempo e espaço.

Parece difícil, mas é bem simples, o que quero com este é levantar o conceito de visão sistêmica, e que, a grande maioria das pessoas toma suas decisões baseadas em uma visão horizontal que é quando olhamos uma situação de frente baseada em poucas informações.

Quando isto acontece, pouco se compreende do sistema, pois as pessoas podem contar um fato generalizando, omitindo ou, até mesmo, destorcendo o que pode ser até uma meia verdade e, você pode tomar uma decisão baseado nestas informações.

Quando você tem uma visão sistêmica e procura compreender o que aconteceu mesmo de fato, busca mais informações para encontrar todas as peças do quebra cabeça. Desta forma, sua decisão tende a ser muito mais assertiva.

A maioria das pessoas toma suas decisões, por impulso, sabendo somente parte dos fatos. Saiba que você poderá tomar as melhores decisões, quando tiver uma visão sistêmica do que deseja.

Quer tomar as melhores decisões?

Então tenha uma visão sistêmica sobre os fatos e o que deseja.

Visão Sistêmica é uma das abordagem do Método que eu criei para desenvolver líderes.

Quer saber mais? entre em contato, precisando de algo, conte comigo.

Site: www.sandroferrari.com

Instagram: www.instagram.com/coachsandroferrari

Facebook: www.facebook.com.br/coachsandroferrari