“Relacionamento – líder e liderados”

Por: OCP News Jaraguá do Sul

14/06/2018 - 14:06 - Atualizada em: 14/06/2018 - 14:20

Eu tive meu primeiro emprego aos 15 anos e, naquela época, ouvia as pessoas falando um ditado muito conhecido: “manda quem pode, obedece que tem juízo”. Assim, eu fiquei muito preocupado e com medo de fazer algo errado e ser demitido. Raramente, falava com meu chefe e o mesmo acontecia com meus colegas de trabalho.

O tempo foi passando e fui percebendo que essa relação antiga entre chefe e empregado era arcaica. Eu mesmo tive cargos de liderança em empresas que trabalhei, inclusive em meu próprio negócio e sempre buscava fazer uma administração e gerência horizontal.

O termo ‘chefe’, ao logo do tempo, está entrando em desuso. Enquanto isso, o termo ‘líder’ vem tomando o espaço. Faz todo sentido em uma administração horizontal ter um líder e seus liderados. Sem fazer nenhuma apologia à religião, eu gosto de usar o exemplo de Jesus Cristo e seus apóstolos. Esse, sim, é um bom exemplo de liderança na sua verdadeira essência, no qual cada um sabia qual era seu papel.

Hoje eu desenvolvo líderes através de um método que desenvolvi, e todos, pelo que percebo, buscam desenvolver essa hierarquia horizontal, na qual a relação entre o chefe e o empregado é dinâmica e o termo chefe sai de cena para entrar o arquétipo do líder, que busca parceria entre seus liderados.

Claro que um grupo de pessoas de forma organizacional precisa de um líder e, hoje, essa relação é diferente: os liderados participam de forma ativa das decisões e, quando um departamento bate metas ou ganha algum prêmio, todos ganham e não somente o líder.

O novo modelo de Líder x Liderados trabalha muito com feedback.

O respeito mútuo na relação entre líder e liderado, bem como em qualquer relacionamento, é de suma importância. É muito importante saber exatamente qual é o papel de cada um, quais são suas obrigações e responsabilidades.

Uma boa dica para o Líder é: fale menos e ouça mais. Ouça seus liderados! Na maioria das vezes, eles mesmos têm a solução para os problemas que acontecem na empresa.

Uma dica para o liderado é, acima de tudo, faça seu trabalho. Você foi contratado para uma função específica, portanto, deve focar, concentrar-se e, quando tiver um problema ou uma ideia para melhorar um processo, procure o Líder.

Juntos, ambos podem encontrar a melhor solução para resolver a questão e colocar a ideia em prática.

Quer se desenvolver como líder ou desenvolver sua equipe de líderes?

Conte comigo para isso.

Site: www.sandroferrari.com

Instagram: www.instagram.com/coachsandroferrari

Facebook: www.facebook.com.br/coachsandroferrari