“Torcicolo… tão comum e tão doloroso!”

Foto Divulgação

Por: Rita Grubba

14/04/2019 - 09:04

Quantas vezes já aconteceu de acordarmos de manhã sem conseguir virar nosso pescoço, com dores insuportáveis de um dos lados?

Muitas podem ser as causas de um torcicolo comum súbito; um trauma, um movimento súbito, má postura no trabalho ou mesmo na hora de dormir.

Mas também existem aqueles torcicolos em que vão acontecendo por acúmulos de má postura, no celular, no computador, e pela falta de exercícios frequentes de alongamento e fortalecimento muscular.

A posição ao dormir também pode levar ao torcicolo. Portanto, é preciso cuidado não só com a maneira como você deita, mas com a escolha do travesseiro, que não pode ser mole ou duro demais.

“A recomendação quanto a tamanho, espessura e material varia de acordo com a forma com que cada um dorme. Mas seja como for, ele deve ficar embaixo da cabeça, nunca dos ombros, para deixar a cabeça no mesmo alinhamento da coluna vertebral. E ao deitar de lado a orelha deve estar na mesma linha do ombro”,

Nunca tente alongar ou massagens profundas na hora da dor e da crise, pode piorar o quadro.

É preciso usar técnicas antiinflamatórias, e relaxantes, através da fisioterapia e  da acupuntura. As agulhas promovem aumento da circulação local, com aumento da oxigenação muscular, liberação de analgésicos e antiinflamatórios que o próprio corpo libera, melhorando o quadro imediatamente. A fisioterapia reestabelece a mobilidade perdida.

Após a crise, o mais importante é ter a consciência da prevenção de novos episódios. A melhor opção é a prática de pilates com fisioterapeuta.

Não permita que seu olhar fique limitado porque seus músculos estão impedindo seus movimentos. Mantenha seu corpo saudável e livre de restrições.