“Tensão física ou emocional?”

Foto Divulgação

Por: Rita Grubba

27/09/2019 - 10:09 - Atualizada em: 27/09/2019 - 10:16

Sabemos que as tensões musculares são causadas por vários motivos, porém os mais comuns que escuto em meu consultório são: estresse, nervosismo, irritabilidade, ansiedade, má postura ao desenvolver seu trabalho.

O estresse causa a liberação de hormônios que aumenta a percepção da dor, como o cortisol e o adrenocorticotrópico (ACTH). Os hormônios do estresse também causam tensão muscular. Os músculos das costas e do pescoço são particularmente mais sensíveis aos efeitos do estresse.

Sensação de cansaço, dor no peito, nas costas, dor de cabeça e sensação de sufoco? Esses podem ser os efeitos da tensão muscular. Sentir as costas, pescoço, lombar e músculos travados e rígidos é mais comum do que parece. Bruxismo também é muito comum em pessoas muito tensas.

Estas dores não significam que você tenha um problema mecânico na sua coluna ou uma inflamação muscular ou nos tendões. Diz-se até que a LER de empresários, é a tensão muscular no pescoço, porque é muito comum sentirem dores, contraturas musculares nesta região.

Como evitar? Difícil aceitar as recomendações de não ficar ansioso, não ficar nervoso ou estressado. Difícil não, impossível! O dia a dia, as preocupações, as exigências da nossa vida sempre nos leva a momentos ou dias de tensões. Mas podemos tratar as causas destas tensões e evitar que provoquem dores musculares.

A prática de ioga, meditação, atividade física com alongamentos, como o pilates, ajudam muito no controle do emocional. A massagem bem feita, por bom profissional ajuda nos momentos de crise de dor, porém não trata a causa.

A acupuntura além de tratar essas dores e contraturas musculares em poucas sessões, às vezes até com alívio imediato na primeira sessão, também trata a ansiedade, o estresse, nervoso, irritabilidade, prevenindo futuras crises de dores de origem tensional.

Na Clínica SER você encontra profissionais especializados para estes tratamentos.

Clínica SER

Endereço: Rua Cel. Bernardo Grubba, 62 – Centro – Jaraguá do Sul.
Contato: (47) 3371-6022.