“Os poderes terapêuticos da água”

Por: Rita Grubba

18/02/2019 - 05:02

A água simboliza a origem da vida, a fecundidade, a fertilidade, a transformação, a purificação, a força e a limpeza. É considerada o ponto de partida para o surgimento da vida. Em muitas religiões e crenças, a água simboliza proteção e cura. Na religião católica por exemplo, utilizam a água benta, já outras, utilizam a água fluidificada, assim como banhos de imersão.

O simbolismo da água encontra mais um significado que é praticamente universal: a água como um meio de regeneração. O próprio Livro Sagrado narra esse fato através do batismo no Rio Jordão, reforçando seu poder de regeneração, cura, purificação e renascimento, já demostrando seus recursos medicinais e curativos.

Então porque não aproveitar esses poderes terapêuticos? Hipócrates já utilizava a terapia aquática para tratar pacientes com doenças reumáticas, neurológicas e articulares. A hidroterapia foi se desenvolvendo e hoje, este recurso da fisioterapia apresenta um nível técnico de desenvolvimento comparado a grandes técnicas de cura e reabilitação em diversas patologias.

Não é à toa que sempre que olhamos para o mar ou para uma piscina, já pensamos em momentos de prazer e relaxamento. Quando entramos em uma piscina aquecida, a água em contato com nosso corpo e aliada as suas propriedades hidrodinâmicas, causa modificações que atingem o sistema nervoso, circulatório e térmico, oferecendo benefícios como o relaxamento e analgesia. Na água ocorre a diminuição do peso corporal e o empuxo alivia o estresse sobre as articulações, reduzindo as forças gravitacionais.

Permite liberdade de movimento, possibilitando trabalhar grandes grupos musculares em amplitudes e direções diferentes de forma segura que seriam contraindicadas no solo. Além de ótimo para o corpo físico, pode ser uma forma de renascimento para algumas pessoas, nutrindo também a alma, pois muitas vezes só conseguem caminhar com auxílio de muletas e ao entrar em uma piscina, sentem novamente a sensação de independência.

O reconhecimento da Hidroterapia vai aumentando por parte da classe médica e a conduta de prescrever sessões com intuito de reabilitação e prevenção cresce paralelamente ao reconhecimento dos usuários que, relatam um restabelecimento de sua condição física de forma mais acelerada e com mais conforto.

É um dos recursos mais utilizados dentro da fisioterapia, pois é um tratamento altamente eficaz e clinicamente comprovado. Quer saber se você pode fazer hidroterapia? Vem fazer uma avaliação conosco na Clínica SER. Profissionais especializados, piscina aquecida e o retorno a vida, através de um dos recursos naturais mais importantes para a humanidade, visto que não podemos viver sem ela.