Foto divulgação
Foto divulgação

A campanha do Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, com o intuito de chamar a atenção da população masculina para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, este tipo de câncer é o segundo mais comum, e é considerado um câncer de terceira idade, já que cerca de 75% dos casos ocorrem após os 65 anos.

A próstata, se localiza na pelve. Ela é uma pequena glândula do tamanho de uma noz, que está à frente do reto e abaixo da bexiga, envolvendo a porção inicial da uretra. Esta glândula é responsável pela produção de parte do sêmen, líquido que contém os espermatozoides, liberado no ato sexual.

Fatores de risco para o câncer de próstata são a idade, obesidade, sedentarismo e histórico familiar. Em sua fase inicial, a evolução pode ser assintomática, e quando os sintomas aparecem, podem vir na forma de sangue na urina ou no sêmen, dificuldade, dor ou ardência ao urinar, frequência miccional aumentada durante o dia ou noite, disfunção erétil, e outros.

Para prevenir e diagnosticar o quanto antes, a recomendação os exames regulares se iniciem a partir dos 50 anos de idade. No caso dos homens com histórico familiar, a indicação é por volta dos 45 anos.

Fisioterapia pélvica

É importante lembrar que a fisioterapia é a primeira linha de tratamento para a recuperação das sequelas pós-prostatectomia. A fisioterapia pélvica é uma importante aliada na recuperação de pós-operatórios ou pós-tratamento de radioterapia, atuando nas sequelas causadas pela doença, como as incontinências urinárias, dores pélvicas e disfunções eréteis.

Ela é feita através de técnicas e aparelhos específicos, que resgatam a percepção e funcionalidade da musculatura do assoalho pélvico masculino. Permitindo assim um retorno a uma vida saudável e com qualidade.

E falando em prevenção, há 2 anos teve início o projeto Novembrinho Azul, que tem por objetivo promover uma ação social voltada para a saúde genitourinário de crianças e adolescentes do sexo masculino.

O foco é o diagnóstico precoce de algumas doenças como varicocele, distopias testiculares e fimose, as quais são importantes fatores de risco para doenças da vida adulta como câncer de pênis, câncer de testículos e infertilidade masculina. Esta versão infantil teve início no estado do Piauí, e vem sendo replicada em diversos estados.

Previna-se com o câncer de próstata. Lembre-se, médico indicado para avaliar e tratar estes transtornos é o urologista. Procure seu médico.

A clínica SER apoia esta causa.

Homem que tem atitude se cuida e valoriza a sua vida!