“Labirintite”

Foto divulgação | Pexels

Por: Ricardo Godoy Bueno (CAJ)

19/05/2021 - 09:05 - Atualizada em: 19/05/2021 - 09:24

Labirintite é uma doença que é causada por uma inflamação no ouvido interno, que se denomina labirinto e têm suas membranas afetadas, alterando por sua vez a endolinfa (líquido no labirinto responsável pelas informações dos movimentos do corpo), podendo causar tonturas, dor de cabeça, náuseas, mal-estar e perda de equilíbrio.

Podemos adquirir este transtorno após algum problema no ouvido, como, por exemplo, otites de repetição, além dos problemas auditivos, podemos obtê-lo através de um traumatismo craniano, tumor cerebral, alergias, doenças neurológicas, hipertensão, surdez, diabetes, problemas psicológicos, erros alimentares, infecções virais e bacterianas.

Assim que os primeiros sintomas aparecem deve-se procurar um especialista.

Pessoas que tem labirintite em alguns casos não conseguem andar de avião, escadas rolantes, elevadores, subir em lugares altos, não podem andar no banco do passageiro, ou até mesmo dirigir, pois passam mal, tem vertigem e tonturas. Muitas pessoas não percebem de imediato os problemas que a doença traz, mas com o tempo se observa dificuldade na comunicação e na vida social, podendo à doença causar problemas de surdez.

A labirintite descoberta no início tem cura. Com uso de tratamentos adequados, à tendência é desaparecer. Assim a pessoa pode retomar seu equilíbrio normal, não se esquecendo de optar por uma vida mais saudável, por exemplo: praticar exercícios físicos, consumir alimentos que contenham pouco açúcar e sal, ingerir bastante água, evitar bebidas alcoólicas e fumo. Ao sentir sintomas de labirintite ou vertigem frequentes procure um profissional da área médica otorrinolaringologista para examinar e indicar o melhor tratamento para o caso.

Onde encontrar

O CAJ está localizado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, número 889, no bairro Centro em Jaraguá do Sul. Para mais informações você pode acessar as redes sociais da empresa Facebook ou Instagram ou entrar em contato pelos telefones:

Jaraguá do Sul: (47) 3372-2364 Whatsapp: (47) 99972-5395.