“Escuto, mas não entendo”

Imagem: FreePik

Por: Ricardo Godoy Bueno (CAJ)

16/02/2021 - 09:02 - Atualizada em: 16/02/2021 - 09:07

Pensamos que estamos escutando através do ouvido por conta da sensação auditiva, mas, na verdade, é o nosso cérebro que está compreendendo tudo que estamos ouvindo, por meio do nervo auditivo que sai da cóclea órgão da orelha interna. É o nosso cérebro que ouve e é o grande responsável pela nossa audição.

O som entra pela orelha pavilhão auricular, passa pelo conduto auditivo, chega à membrana timpânica, martelo, bigorna e estribo e por fim chega na cóclea. A cóclea tem o formato de um caracol e é uma importante parte do ouvido, ela é a responsável por captar as vibrações sonoras e converter as informações em sinais elétricos que passam pelo nervo auditivo até o cérebro.

Se o ouvido não estiver com suas funções normais, o cérebro não consegue compreender perfeitamente os sons até mesmo o da fala.

Quando os estímulos auditivos que chegam da cóclea estiverem de baixa qualidade, o cérebro terá dificuldade para entender as informações incompletas que recebe, gerando um aspecto distorcido do som, causando a sensação de que escutamos, mas não entendemos. Com isso os aparelhos auditivos e implantes cocleares têm como objetivo, fazer com que o som chegue até a cóclea com mais qualidade.

Quando começamos a usar um novo aparelho auditivo podemos estranhar o som tão diferente e acharmos incômodo, isso acontece porque o cérebro não está acostumado a ouvir daquela maneira e reage com estranheza. Com o passar do tempo, ao insistir no uso do aparelho auditivo, o cérebro se adapta e passa a dar um tom mais natural aquele som.

Com a adaptação do aparelho auditivo aconselha-se a estimular o cérebro, conversando bastante, ouvindo música, assistindo televisão, pois o cérebro é como se fosse um músculo e precisa se exercitar para ficar mais esperto.

É importante que a programação do aparelho auditivo esteja bem feita e a tecnologia seja adequada para o tipo de perda auditiva, lembrando que quanto mais rápido for à adaptação do aparelho auditivo, menor será o impacto na compreensão de fala.

Aparelhos auditivos recarregáveis

Conheça os novos aparelhos auditivos recarregáveis da marca Unitron no Centro Auditivo Jaraguá- CAJ.

Quando se trata de conversas, a compreensão da fala é apenas o começo. A comunicação é mais complexa do que apenas um conjunto de palavras. Para ter interações realmente enriquecedoras, você precisa mais do que sons e palavras.

Os novos aparelhos auditivos da Unitron vão além das palavras para ajudar as pessoas a capturarem o significado mais profundo por trás das conversas. Essa tecnologia de som exclusiva ajuda as pessoas a perceberem quem está falando, de onde vêm as vozes e até mesmo a entonação das palavras, proporcionando mais informações sobre as emoções por trás das palavras.

Além disso, os novos recursos de som ajudam os clientes a ouvirem melhor em ambientes barulhentos e facilitam a compreensão até mesmo de pessoas com fala mais suave.

As soluções recarregáveis oferecem um dia inteiro de audição (incluindo transmissão de mídia), graças à tecnologia comprovada de íons de lítio em que você pode confiar. Além disso, eles carregam rapidamente e ligam e desligam automaticamente quando retirados ou colocados no carregador.

Os aparelhos auditivos da Unitron, identificam ambientes com tanta precisão quanto um jovem adulto, os clientes podem ouvir melhor em todas as situações auditivas, anos de treinamento dos algoritmos da Unitron permitem que esse recurso identifique os ambientes auditivos em constante mudança como um ouvinte jovem identificaria, proporcionando uma melhor compreensão de fala e uma audição mais próxima da normalidade.

Onde encontrar

O CAJ está localizado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, número 889, no bairro Centro em Jaraguá do Sul. Para mais informações você pode acessar as redes sociais da empresa Facebook ou Instagram ou entrar em contato pelos telefones:

Jaraguá do Sul – (47) 3372-2364 Whatsapp: 47- 9 99725395