“Como funciona a audição humana”

Por: Ricardo Godoy Bueno (CAJ)

02/12/2020 - 14:12 - Atualizada em: 02/12/2020 - 16:48

A audição é um dos sentidos que, mesmo quando estamos dormindo, está ativa. O ser humano utiliza o som para perceber o mundo a sua volta em conjunto com outros estímulos e isso faz com que ele tenha sentimentos, emoções, atenção e também faz parte da nossa comunicação.

Temos duas orelhas que proporcionam uma melhor localização do som e o cérebro para interpretar o som. As orelhas recebem as ondas sonoras que se transformam em estímulos mecânicos e impulsos elétricos através do sistema auditivo. Estes estímulos são enviados ao córtex cerebral, onde serão interpretados e armazenados.

Nosso sistema auditivo é dividido em três partes e o processo da audição acontece em duas etapas: o mecânico, que é na orelha externa/média, e o elétrico, que é na orelha interna.

– Orelha externa – constituída pelo pavilhão auricular e o canal auditivo.
– Orelha média – membrana timpânica e cadeia ossicular
– Orelha interna – cóclea, sistema vestibular e nervo auditivo.

Abaixo a imagem da divisão anatômica da orelha:

Sabendo que a audição é um sistema importante para que a nossa comunicação aconteça efetivamente, a deficiência auditiva dificulta nossa comunicação. Se não identificada precocemente, pode causar alterações na linguagem e fala, alfabetização e até isolamento social.

No intuito de diminuir o impacto causado pela perda auditiva e assim otimizar audição residual, é proposto a adaptação de próteses auditivas (Aparelho de Amplificação Sonora Individual AASI), capaz de proporcionar uma melhora da audição.

O Aparelho de Amplificação Sonora Individual é um dispositivo eletrônico miniaturizado, que tem a função de amplificar os sons de modo a permitir a estimulação da audição residual, melhorando a capacidade auditiva do indivíduo com perda auditiva.

Hoje a tecnologia digital das próteses auditivas é composta de componentes que transformam sinais acústicos de alta velocidade e os amplificam. Com esta tecnologia é possível a regulagem que dá uma flexibilidade tornando a qualidade sonora mais aproximada da audição normal.

Para que isso aconteça é preciso o acompanhamento do profissional Fonoaudiólogo.

Escrito por Ricardo Godoy Bueno, do CAJ.
CRFa 3-11560

Onde encontrar

O CAJ está localizado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, número 889, no bairro Centro em Jaraguá do Sul. Para mais informações você pode acessar as redes sociais da empresa Facebook ou Instagram ou entrar em contato pelos telefones:

Jaraguá do Sul – (47) 3372-2364 Whatsapp: 47- 9 99725395