♫ "Todo dia eu viajo pra o colégio/
Com uma caneta azul e uma caneta amarela/
Eu perdi minha caneta e eu peço, por favor/
Quem encontrou, me entrega ela/
Caneta azul, azul caneta/
Caneta azul tá marcada com minhas letra”
(Caneta azul, Manoel Gomes).

Típica situação que não se sabe se a gente chora ou se a gente ri. De repente uma coisa absolutamente sem graça vira sucesso nacional e ninguém sabe como ou, ao certo, por que isso aconteceu. Quem já viu o vídeo com essa música aí de cima sabe do que estou falando.

A internet é fértil para muita coisa, inclusive bobagem. Isso não é novidade. Mas, ainda assim, surpreende em alguns casos.

Os memes.

Meme, no universo da internet, é a expressão utilizada para indicar uma imagem, vídeo ou gif engraçados – ou que deveriam ser engraçados. Mais ou menos como o vídeo da música tema deste texto.

Tem-se argumentado que o termo é uma referência à expressão meme criada por Richard Dawkins em seu livro The Selfish Gene (O Gene Egoísta), de 1976, para tratar de uma teoria de multiplicação de ideias e de informações.

O fato é que os memes se proliferam de maneira absurdamente rápida. Até hoje lembro do primeiro gol da Copa do Mundo do Brasil, não pelo gol, mas pelo meme. Antes do Brasil reiniciar o jogo no meio-campo, eu já havia recebido um meme do Marcelo (lateral esquerdo da seleção canarinho) com a camisa da Croácia (Marcelo fez um gol contra)!

Em geral, os memes desaparecem tão rapidamente quanto aparecem. Já há personagens consagradas por memes. Há memes de gosto duvidoso. Políticos e famosos são alvos preferidos. E, como tudo, movimentam muito dinheiro.

Não é só mais uma brincadeirinha.

Essas caretas, situações engraçadas, frases de impacto ou retiradas de algum comentário bizarro de algum famoso, não são apenas zoeiras de adolescentes. Esse universo está sendo monetizado, ou seja, está dando dinheiro para quem leva a brincadeira a sério.

Também têm ressuscitado alguns famosos que estavam no ostracismo, a exemplo da Gretchen, que passou da rainha do rebolado para rainha dos memes, a ponto de ser convidada pela cantora norte-americana Katy Perry para estrelar um vídeo com uma de suas músicas.

Lixo ou luxo?

Muito lixo circula pela grande rede. Algumas pessoas têm conseguido transformar esse lixo em luxo, seja por alguma concepção pobre do que significa luxo, seja porque realmente houve transformação decorrente de muito trabalho, estudo e criatividade.

A humanidade melhorou muito ao longo de sua história. Nunca estivemos num ambiente com tantos recursos que promovem o bem-estar das pessoas. Entretanto, de vez em quando, tropeçamos em alguma caneta azul pelo meio do caminho.