Quem nunca comeu até ficar estufado, e acordou arrependido no dia seguinte?

Foto: Pixabay

Por: Polyana Souza

15/02/2023 - 05:02

 

Que atire a primeira pedra quem nunca terminou uma refeição com a sensação de que comeu demais e se sentiu frustrado e arrependido. Exagerar na comida pode acontecer de tempos em tempos — especialmente depois de eventos e comemorações. Sempre junto do arrependimento vem o pensamento: O que posso fazer para compensar?

Não tem nada de errado em querer voltar ao equilíbrio. O problema é quando a comida e o exercício viram uma punição:
“Hoje vou tomar só líquidos porque estou enorme!”
“Hoje vou fazer duas aulas de spinning seguidas para compensar a minha gula!”

Sentir-se culpado, com pensamentos como “não acredito que fiz isso de novo” ou “sou tão fraco” pode ter um efeito negativo na saúde e nos níveis de estresse. A culpa sempre procura a punição, e quem sofre é o corpo, sendo privado de nutrientes importantes e sendo levado a exaustão com o excesso de exercício. Isso está longe de ser saudável.

Além disso, o retorno à rotina de exercício físico e alimentação saudável começa a se tornar algo pesado, sempre associado a muita privação. Dessa forma o cérebro começa a buscar cada vez mais fugas.

E assim os exageros se tornam cada vez mais constantes e a mentalidade do “tudo ou nada” (8 ou 80) é reforçada. Outro grande problema é que o excesso de restrição (pouquíssimas calorias, quase nada de proteína) faz com que você tenha uma perda importante de massa magra.

O problema? Metabolismo cada vez mais lento. E esse é um dos motivos que algumas pessoas vivem aprisionadas no efeito sanfona de engorda e emagrece, e fica cada vez mais difícil se livras dos quilos extras.

Apesar disso, faz muito sentido ter estratégias específicas para antes e depois de eventos. Entre elas consumir bastante água, caprichar nos alimentos ricos em fibras como verduras, legumes e frutas, tomar chás anti-inflamatórios e diurético, reduzir consumo de gorduras, evitar a carne vermelha e leites e derivados. Uma plano alimentar anti-inflamatório calculado por um profissional é o ideal para esse momento.

Ter equilíbrio é algo dinâmico. Ainda que você se torne uma pessoa muito equilibrada, o desequilíbrio fará parte da sua vida. Entender estes recortes sem culpa e saber como lidar com eles fará toda a diferença para o sucesso do seu emagrecimento.

Polyana Souza – Nutricionista

Endereço: Clínica EBD – Blue Chip Centro Executivo, Rua João Planinscheck, 1990. Sala 101 – Jaraguá Esquerdo, Jaraguá do Sul – SC

Telefone: (47) 3017-8100

Whatsapp :(47) 9197 8100

Site: polyanasouza.com.br

Instagram: @nutri.polyanasouza