Quando o assunto é emagrecer, o básico é melhor que qualquer estratégia de dieta avançada

Foto: Pixabay

Por: Polyana Souza

20/02/2023 - 13:02 - Atualizada em: 21/02/2023 - 14:01

Quando alguém pensa emagrecer logo começa a pensar no que precisa parar de comer e qual é a dieta que dará mais resultado (Low Carb, Jejum Intermitente, Dieta Cetogênica…), mas quando o básico da alimentação saudável não está consolidado, nenhuma destas estratégias ou dieta de emagrecimento avançada será a solução.

Pode até funcionar no início, mas a tendência é desistir no meio do processo, ou voltar aos velhos hábitos quando atingir o resultado desejado e correr o risco de recuperar todo peso perdido (o conhecido efeito sanfona).

Mas afinal, o que seria o básico da alimentação saudável no processo de emagrecimento? Ao invés de pensar em excluir hábitos, pense primeiro em incluir hábitos:

  • Consumo água em quantidade adequada. Você precisa consumir no mínimo 35ml de água por kg de peso, sendo que em dias de atividade física você deve somar 500ml nesta quantidade. Isso diminui as chances de exagero alimentar, diminui beliscos, diminui inchaço e, inclusive, te torna menos vulnerável a fome emocional.
  • Tenha como regra consumir ½ prato de vegetais sempre no almoço e jantar. Varie as cores, preparações, temperos, molhos.
  • Dormir de 6 a 8 horas por dia. O sono é um pilar imprescindível para o emagrecimento, é ele que vai reorganizar seu metabolismo e reparar os danos causados na sua rotina.
  • Pratique um exercício físico regular, que além dos inúmeros benefícios para a saúde, aumenta o seu gasto calórico, auxiliando no emagrecimento. Faça o possível e acessível na sua rotina. Coloque isso como prioridade na sua agenda.

Ter consciência alimentar, que significa estar conscientemente presente durante a sua refeição, prestando atenção nos sabores e texturas do alimento, mastigando bem, descansando os talheres entre cada garfada/mordida, parando de comer ao sinal de saciedade. E para ter sucesso neste item não faça suas refeições assistindo TV ou mexendo no celular.

Fazer a base bem feita vai garantir um processo sólido, permanente e com muito mais fluidez.