Como fazer escolhas inteligentes em restaurantes com buffet

Por: Polyana Souza

01/02/2023 - 05:02 - Atualizada em: 31/01/2023 - 15:34

Trabalhar longe de casa muitas vezes significa ter que almoçar por perto do trabalho, e em geral a opção mais prática acaba sendo o restaurante com buffet self-service (ou por quilo). Rápido e barato, esse tipo de restaurante pode ser a melhor opção se você usar estratégias adequadas na hora de fazer as suas escolhas.

Para nunca falhar na hora de ir em restaurantes com esse serviço, veja algumas formas de fazer escolhas inteligentes:
Vá ao restaurante intencionado. Precisa estar claro em sua mente que você quer e irá fazer escolhas saudáveis, e não se recompensar com o prazer imediato do alimento. Para facilitar observe todas as opções do buffet antes de se servir e faça escolhas com sabedoria.

Não chegue ao restaurante morrendo da fome. Isso faz com que você encha o prato com a sua vontade de comer, e não com a quantidade que seria necessária para satisfazer sua fome fisiológica.
Preencha metade do prato com vegetais. Sim, os buffets normalmente têm várias tentações, mas você não pode negar que tem mais variedade de vegetais do que a sua casa. Procure restaurantes onde os legumes sejam saborosos e não aqueles duros cozidos na água e sal. Isso faz diferença.

Deixe os salgadinhos para as festas infantis. Frituras podem triplicar a calorias de um alimento, além de produzir vários compostos cancerígenos. Cuidado com a armadilha “é só unzinho”, “é empanado, mas é peixe”. Deixe esses tipos de alimentos para eventualidades.

Cuidado para não acabar em um rodízio de massas. Caso queira comer mais de uma opção de carboidrato do buffet, certifique-se que estas opções juntas ocupem no máximo ¼ do seu prato. fontes de carboidratos mais simples e menos elaboradas, como exemplo arroz com brócolis ao invés de um risoto.

Não esqueça das proteínas. No outro ¼ do prato preencha com proteínas de fonte animal (carne, frango, peixe, ovos) e proteínas de fonte vegetal (feijão, soja, grão de bico, ervilha, lentilha).
Atenção com o prato de pedreiro, se essa não é a sua profissão. Pratos grandes induzem você a pegar porções maiores. E sim, 1 ou 2 colheres a mais repetidamente fazem diferença, portanto tenha atenção.

Cuidado na hora de pagar. Sabe os chocolates, brownies e doces no caixa? Esteja preparado. Tenha uma sobremesa saudável com você. Pode ser um chocolate 70% cacau. Isso já vai te salvar de uma dose de açúcar desnecessária.

Polyana Souza – Nutricionista

Endereço: Clínica EBD – Blue Chip Centro Executivo, Rua João Planinscheck, 1990. Sala 101 – Jaraguá Esquerdo, Jaraguá do Sul – SC

Telefone: (47) 3017-8100

Whatsapp :(47) 9197 8100

Site: polyanasouza.com.br

Instagram: @nutri.polyanasouza