“Compatibilização de projetos e os benefícios para sua obra”

Projeto da PJV Arquitetura desenvolvido em BIM

Por: PJV Arquitetura

08/03/2021 - 10:03 - Atualizada em: 08/03/2021 - 16:49

Os projetos e serviços de arquitetura e engenharia devem se voltar à busca de soluções inovadoras, buscando sempre aumentar a qualidade dos projetos e das construções. A compatibilização dos projetos é um dos principais artifícios para que possamos aumentar este nível de qualidade.

Esta etapa consiste em desenvolver todos os projetos relativos a uma obra de forma integrada. No caso de uma residência, estaríamos falando do projeto arquitetônico, projeto estrutural, instalações elétricas, hidráulicas, ar condicionado, entre outros.

Este processo deve ser realizado antes do início da obra, durante a fase de desenvolvimento dos projetos. Após a definição do projeto de arquitetura, este é enviado aos demais profissionais, que irão desenvolver os projetos complementares.

Após todos os projetos desenvolvidos, a partir de softwares que utilizam a plataforma bim (building information modeling) podemos agrupar todos esses projetos e perceber as interferências que estão existindo entre eles.

Estudo estrutural, projeto da PJV Arquitetura

O que queremos com a compatibilização de projetos é primeiro enxergar todas essas interferências, depois solucioná-las para que não prejudique a proposta arquitetônica e nenhuma das soluções complementares, e por fim deixar isto claro em todos os projetos para que todos estejam representados de acordo com esta mesma solução.

Benefícios da compatibilização de projetos

Projetos com maior qualidade

A partir da interação entre todos os profissionais envolvidos, os projetos terão mais informação e assim mais qualidade nas soluções apresentadas.

Menos retrabalho

Com todos os projetos compatibilizados, prevendo soluções integradas, a obra será mais assertiva e terá menos retrabalho.

Obras no prazo

O menor número de situações não resolvidas em projeto durante o período de construção irá fazer com que o período de construção tenha o menor número de paralisações.

Redução de custos

Foto divulgação.

Projetos com qualidade, menos retrabalho e obras no prazo irão gerar menos dor de cabeça e redução dos custos para a sua obra.

Sobre a PJV

A PJV Arquitetura foi fundada pelo arquiteto Pablo J. Vailatti em 2002. Oferta aos seus clientes soluções completas em arquitetura, interiores e engenharia. Conheça mais sobre o escritório acessando o site www.pjvarquitetura.com.br. Acompanhe também pelas redes sociais @pjvarquitetura.