A estética de um projeto está sempre entre os itens mais importantes da arquitetura, por este motivo, o arranjo de balanço estrutural é sempre um chamariz nas construções que possuem este elemento. Conhecido também, pela dificuldade técnica de execução, separamos dicas e inspirações para você conhecer casas que desafiam as leis da física com muita engenhosidade estrutural.

Balanço estrutural

Geralmente identificamos este tipo de arquitetura em obras grandes, porem, podemos observar belíssimas construções residenciais que utilizaram da técnica para criar um ambiente chamativo e charmoso para a residência. O balanço constituí uma parte do projeto que fica em suspenso com uma estrutura rigidamente ornamentada. Tal visual, imprime leveza ao projeto e flexibiliza a circulação abaixo dela, pois se estende de forma levitada, sem apoios visíveis tocando no solo. A sustentação acontece em apenas uma das extremidades da estrutura, por ancoragem ou por contrapeso.

Em alguns casos, este arranjo é usado para solucionar condicionantes de projeto, como ausência de espaço, terrenos complexos, entre outras situações. O balanço estrutural é também uma maneira inteligente de permitir que aconteçam atividades abaixo da estrutura, como circulação de carros, por exemplo. Em escalas menores, o recurso também é usado em beirais de cobertura, marquises e varandas.

Confira alguns projetos da PJV com balanço:

PJV Arquitetura

Saiba mais e fale conosco através de nosso site e redes sociais:

@pjvarquitetura

www.pjvarquitetura.com.br