“A boa arquitetura e o mercado imobiliário”

Foto divulgação | PJV Arquitetura

Por: PJV Arquitetura

04/05/2021 - 10:05 - Atualizada em: 04/05/2021 - 13:45

Podemos dizer que antes de 2007, praticamente não havia projetos de arquitetura contemporânea de qualidade sendo executados por construtoras e incorporadoras. Os incorporadores pensando em vendas, buscavam com corretores e outras fontes o que estava sendo vendido na época e a resposta se baseava em algo já existente, comum, e desta maneira se construía mais do que já estava no mercado.

Uma das primeiras incorporadoras a ter uma visão diferenciada e buscar arquitetos que projetassem de forma autoral foi a Idea Zarvos, na cidade de São Paulo, hoje referência nacional com diversos prédios com prêmios internacionais. Esta inovação gerou a marca um valor diferenciado e se destacou frente a um mercado sempre gerando o mesmo.Felizmente, este pensamento espalhou-se pelo país e hoje podemos perceber diversas construtoras trabalhando em parceria com escritórios de arquitetura respeitados, buscando sempre o melhor resultado para o projeto.

Foto divulgação | PJV Arquitetura

O que precisamos entender é que o melhor resultado para o projeto implica necessariamente conciliar o melhor para a cidade, para o morador e para o incorporador. Como diz Otávio Zarvos, proprietário da Idea Zarvos, “o construtor precisar ter um pouco de amor pela cidade”. As leis, as normas de construção, são definidas pelo poder público, porém quem realmente constrói os edifícios da nossa cidade, são as iniciativas privadas, sejam casas, lojas, ou edifícios.

Estas iniciativas precisam ser responsáveis e estes projetos devem buscar uma estética diferenciada, primar por uma arquitetura que tenha identidade e que reflita nossos tempos. Devem atender ao uso proposto de maneira adequada e inovadora e por fim devem ser agradáveis e generosos com seu entorno, através de gentilezas urbanas, ajudando a tornar o bairro melhor para se viver.

Edifícios assim tornam nossas cidades mais bonitas e ajudam na criação de espaços urbanos mais interessantes, interferindo diretamente na paisagem da cidade e na forma como as pessoas moram ou trabalham, podendo gerar mais qualidade de vida a todos que ali vivem ou circulam.

A PJV Arquitetura desenvolve projetos de edifícios residências e comerciais com arquitetura contemporânea, sempre preocupada com a qualidade do projeto, com o respeito ao espaço da cidade e com a viabilidade financeira do negócio.

PJV Arquitetura

Saiba mais e fale conosco através de nosso site e redes sociais:

@pjvarquitetura

www.pjvarquitetura.com.br