O Núcleo de Sustentabilidade Corporativa da Acijs e Apevi promove nesta quarta-feira (24) o painel “Empresa, sociedade e presídio”, com o objetivo de ampliar o debate sobre as oportunidades de reinserção de apenados por meio do trabalho industrial.

O evento ocorre às 19 horas, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul e é gratuito, com inscrições abertas a empresários, profissionais de todas as áreas e interessados em geral. Informações pelo telefone (47) 3275-7059 e pelo e-mail eventos@acijs.com.br.

Participam do painel, como debatedores, o juiz de direito da 2ª Cara Criminal e corregedor do sistema prisional da comarca de Jaraguá do Sul, José Aranha Pacheco, o agente penitenciário do Presídio de Jaraguá, José Luiz Arbigaus, e o representante da Tritec, empresa que já desenvolve projetos de utilização de mão de obra de apenados no município, Rogério Francisco de Souza.

O debate terá como mediadora, Josiane Gonzaga dos Santos, presidente do Conselho Penitenciário de Jaraguá do Sul. Ela explica que a proposta é promover uma reflexão quanto às oportunidades que empresas e comunidade têm com a contratação de apenados.

Os painelistas abordarão aspectos como a inclusão social, vantagens competitivas, custos que as medidas representam para a sociedade e questões que envolvem a ação penal propriamente dita.

Josiane lembra que o envolvimento da comunidade com o tema não é recente, permitindo uma série de melhorias no Presídio de Jaraguá do Sul.

Vale lembrar que ainda este ano o Samae, a Câmara dos Vereadores e a Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul estiveram no presídio Regional de Jaraguá do Sul para discutir novos acordos para o uso  da mão de obra apenada.

Voltado para presos em regime semi-aberto com bom comportamento, este tipo de contrato de trabalho oferece ao detento oportunidades para a reinserção na sociedade, obtenção de recursos para reestabelecer sua vida após o fim da pena e redução na mesma.

#VemFazerSESI

O Diretor regional do Sesi no Vale do Itapocu, Jefferson Galdino (E) e o secretário municipal de Educação, Rogério Jung, receberam neste fim de semana o símbolo do evento Universo #VemFazerSESI, que teve a edição 2019 confirmada para Jaraguá do Sul em 2019.

A estatueta foi entregue em Rio do Sul pela direção estadual do Sesi, como um termo de compromisso com a unidade regional e com a municipalidade.

O evento reúne atividades de iniciação científica que incluem fazer os jovens colocarem a "mão na massa" em projetos práticos, demonstrações de drones e desafios entre robôs.

A edição deste ano contou com a presença do primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, Marcos Pontes, cotado como provável ministro da Ciência e Tecnologia no governo de Jair Bolsonaro, caso eleito.

Carteira de Trabalho nos Correios

O Ministério do Trabalho e os Correios assinaram nesta segunda-feira (22), em Brasília, um acordo de cooperação técnica para a emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em duas unidades do estado de São Paulo.

Com a iniciativa, os trabalhadores poderão receber o documento nas agências dos Correios em São Bernardo do Campo e Presidente Prudente.

O acordo, celebrado por meio da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo (SRT-SP), tem o objetivo de descentralizar a emissão de carteiras de trabalho e levar o serviço para mais perto da população.

A realização do projeto-piloto nas duas cidades foi decidida em comum acordo entre o Ministério do Trabalho e os Correios, dadas as necessidades de apoio técnico e estrutural que comportassem a prestação do serviço.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?