“Tarifas de água, esgoto e resíduos sólidos serão reajustadas em 4,77%”

Por: Pedro Leal

15/12/2020 - 05:12

O reajuste das taxas cobradas pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul ficou abaixo do autorizado pelo governo do estado.

O Samae de Jaraguá do Sul recebeu nesta semana a Deliberação 033/2020, da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), referente ao percentual de reajuste da Tarifa de Saneamento.

Todos os anos a ARIS valida junto ao Samae o índice permitido para reajuste das tarifas de saneamento. De acordo com a Deliberação, o índice proposto pela ARIS foi de 6,63%.

Segundo do diretor do Samae, Ademir Izidoro, após o recebimento da autorização para o reajuste, a prefeitura decidiu aplicar apenas o ajuste do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, a taxa de inflação oficial, de 4,77%.

Assim, a partir de 1 de fevereiro de 2021, as tarifas de água, esgoto sanitário e resíduos sólidos serão reajustadas em 4,77%, ou seja abaixo do autorizado, mas, ao mesmo tempo, dentro dos parâmetros definidos pela própria Agência Reguladora, que leva em consideração para o cálculo índices como o INPC, IGPM, INCC, IPCA e outros indicadores de respectivas áreas (energia elétrica, produtos químicos, custos administrativos, entre outros).

Atividade

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou alta de 0,86% em outubro, comparado a setembro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (14). Esse foi o sexto mês seguido de crescimento do indicador.

Em setembro, a expansão ficou em 1,68%, seguida de crescimento de 1,62%, em agosto, 2,42%, em julho, 5,23%, em junho, quando houve o maior crescimento nessa comparação mensal, e 2,15%, em maio.

Esses dados são dessazonalizados, ou seja, são ajustados de acordo com as características de cada mês.

Na comparação com outubro de 2019, houve retração de 2,61% nos dados sem ajustes, por se tratar de períodos iguais.

Fundeb

O Senado deve votar nesta semana o Projeto de Lei (PL) 4.372/2020, que regulamenta o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que torna o fundo permanente foi aprovado pelo Congresso em agosto e promulgado.

A regulamentação de que trata o PL 4.372 é necessária para que os recursos do fundo possam ser utilizados em 2021. Por isso, ele precisa ser aprovado ainda este ano.

Confiança empresarial

A confiança empresarial e dos consumidores, em dezembro, recuou pelo terceiro mês consecutivo. É o que aponta a prévia extraordinária das sondagens do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), com base em dados coletados até o dia 11 deste mês.

Conforme o estudo, na comparação com o resultado final de novembro, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) cairia 1,7 ponto e passaria, para 93,9 pontos. Já o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teria queda de 4,1 pontos, e alcançaria 77,6 pontos. Segundo a FGV, esse número é o menor valor desde junho de 2020.

Google cai

A semana abriu com um problema basal na internet: o Google, buscador mais usado no mundo, e sua suíte de aplicativos como o Google Drive e Google Maps, apresentou instabilidades na manhã desta segunda-feira para um grande número de usuários.

Segundo o site Down Detector, que monitora queixas de mau funcionamento de sites e serviços online, por volta das 9h da manhã desta segunda-feira os serviços do Google somavam 3.067 notificações de erro.

Parte destas notificações estavam relacionadas à suíte de aplicativos Google Drive. Outros problemas estão ligados à engine de busca. YouTube também apresentava erros.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul