“Sesi e Senai assinam acordo para capacitação em Inteligência Artificial”

A iniciativa é batizada de Programação na Escola | Foto Divulgação

Por: Pedro Leal

16/02/2019 - 05:02

Senai e Sesi assinaram esta semana um acordo de cooperação com a Microsoft para apoiar a educação e a capacitação de mão de obra em Inteligência Artificial no Brasil. Por meio da parceria, já estão disponíveis quatro cursos gratuitos sobre o tema no site Mundo Senai.

A plataforma é aberta e pode ser acessada tanto por alunos do Senai e do Sesi, quanto por qualquer interessado em aprender sobre IA.

O anúncio foi feito por Satya Nadella, CEO da Microsoft, em visita ao Brasil, durante o AI + Tour, evento em São Paulo que tem a Inteligência Artificial como tema principal.

Participaram da assinatura do documento Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai e superintendente do Sesi, e Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.

O acordo estabelece uma colaboração mútua para qualificação profissional para todo o público atendido pelas entidades, com o objetivo de desenvolver e qualificar profissionais para as vagas demandadas no mercado e novas profissões que vão requerer diferentes habilidades e competências nos próximos anos.

Será criado um grupo conjunto de trabalho para desenvolver atividades visando a elaboração de um plano de formação de profissionais brasileiros em Inteligência Artificial e a criação de trilhas de aprendizagem.

Inteligências artificiais tem se tornado cada vez mais importantes para o mercado, cada vez mais dependente de tempos de reação curtos diante da interconectividade providenciada pela internet e as movimentações cada vez mais rápidas das tendências, mercados e tecnologias.

Acijs realiza assembleia na segunda

A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) realiza no dia 18, segunda-feira, a Assembleia Geral Ordinária para apreciação do Relatório da Diretoria e apreciação do Balanço Geral de 2018, e eleição dos conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade.

A reunião ocorrerá às 18 horas, no Centro Empresarial e é aberta a associados e comunidade em geral, quando também ocorre a recondução da diretoria e apresentação de coordenadores de núcleos setoriais para o período 2019-2020.

Além da AGO, o encontro também contará com a presença do secretário de Educação do município, Rogério Jung, falando sobre ações da pasta.

Trabalho infantil

Auditores fiscais do Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia realizaram 7.688 ações de fiscalização para o combate das piores formas de trabalho infantil em todo o país, em 2018.

Durante as ações, 1.854 crianças e adolescentes foram alcançados pelos fiscais e retirados da situação de trabalho infantil.

Dados da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) apontam que, das crianças e dos adolescentes encontrados no ano passado, 79% eram do gênero masculino e 21% do gênero feminino, sendo que 54% tinham entre 10 a 15 anos; 42% de 16 a 17 anos; e 4% tinham de 9 anos de idade para baixo.

Os estados com maior número de crianças e adolescentes nessa condição foram Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Célio Bayer vai à Brasília

O vice-presidente da Fiesc para a região do Vale do Itapocu e presidente da Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria, Célio Bayer, participa nesta segunda-feira (18) de reunião do Conselho Temático do setor – Compem.

O encontro, na Confederação Nacional da Indústria, vai discutir aspectos da Norma Regulamentadora 12 e sua aplicação nas micro e pequenas empresas e estratégias para o relacionamento do setor com o novo Congresso Nacional nos encaminhamentos de projetos de interesse das MPEs, créditos e financiamentos, entre outros assuntos.

Participa do encontro José Ricardo Veiga, subsecretário de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, do Ministério da Economia, para definição de agendas do segmento com o governo federal.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?