“Resposta rápida pode aliviar momento de tensão”

Por: Pedro Leal

19/03/2020 - 05:03

As respostas rápidas dos governos têm sido necessárias para superar a pandemia do coronavírus Covid-19.

Em Santa Catarina, a prevenção do vírus levou a um decreto suspendendo não apenas eventos públicos, mas todas as atividades “não essenciais” no comércio, e todo o transporte coletivo de Santa Catarina.

A medida, polêmica e drástica, visa evitar que o estado repita o cenário calamitoso registrado na Itália.

No país europeu que se tornou o novo epicentro da pandemia – posição antes ocupada pela China – a contagem de mortes já supera os 2,5 mil.

Em vários países europeus, a estatização de hospitais privados e a de empresas que podem ser levadas a falência pela suspensão de serviços causada pela pandemia já é uma pauta real.

Na Espanha, por exemplo, os hospitais particulares foram colocados sob controle do estado.

A Itália cogita por a companhia aérea Alitália sob controle estatal, enquanto a França estuda a possibilidade de salvar empresas via estatização.

IBGE suspende pesquisas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quarta-feira(18) que suspendeu a coleta de preços presencial nos locais de compra, referente aos índices de preços do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (IPCA, IPCA-15, IPCA-E e INPC).

Também suspendeu a coleta presencial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e dos preços e índices do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil.

Empresário segue confiante

A confiança do empresário industrial caiu 4,4 pontos em março, na comparação com fevereiro, baixando para 60,3 pontos. É a segunda queda mensal apontada pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Mesmo assim – e mesmo com o país parado por conta do coronavírus – o indicador permanece acima da média histórica de 53,8 pontos.

A coleta de dados ocorreu entre 2 e 11 de março com a participação de 2.420 empresas em todo o Brasil. O índice varia de 0 a 100 e valores acima de 50 pontos são considerados positivos.

Falando em medidas estatais…

Entidades empresariais têm respondido ao decreto 515/2020, do executivo estadual, com compreensão e cooperação.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), que ressaltou que, ainda que as medidas sejam extremas, elas são necessárias.

“A orientação aos nossos associados é de que se adaptem a essa realidade, ainda que provocando impactos altíssimos na economia, entendendo que as restrições contidas no Decreto são em busca da preservação da vida e da qualidade da prestação dos serviços médicos e hospitalares”, afirma o comunicado da entidade.

Governo simplifica despacho aduaneiro

O Diário Oficial da União de quarta-feira (18) publicou a Instrução Normativa nº 1.927 que simplifica e agiliza o despacho aduaneiro de mercadorias importadas destinadas ao combate de Covid-19, informou a Receita Federal.

“A medida, que já havia sido anunciada, visa a manter um fluxo rápido de abastecimento de bens, mercadorias e matérias-primas destinadas ao combate da pandemia, como também evitar gargalos nos recintos aduaneiros ao agilizar a entrega das cargas”, diz a Receita.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul