A produção da indústria brasileira teve um crescimento de 0,3% na passagem de agosto para setembro. Esta é a segunda taxa positiva do indicador, que acumula alta de 1,5% no período de dois meses.

Os dados, da Pesquisa Industrial Mensal, foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com setembro do ano passado, houve alta de 1,1%. Já na média móvel trimestral, teve crescimento de 0,4%. Por outro lado, a indústria acumula quedas de 1,4% no acumulado do ano e no acumulado de 12 meses.

Na passagem de agosto para setembro, três das quatro grandes categorias econômicas tiveram crescimento: bens de consumo duráveis (2,3%), bens de consumo semi e não duráveis (0,5%) e bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo (0,2%).

Mourão na WEG

Na manhã desta quinta-feira (31), o vice-presidente da república Hamilton Mourão visitou a WEG como parte da agenda de compromissos na região norte de Santa Catarina.

Em seu perfil no Twitter, o vice-presidente elogiou o desempenho da WEG na geração de empregos e investimentos em tecnologia.

"Hoje, conheci o parque fabril da WEG em Jaraguá do Sul, indústria genuinamente brasileira que investe em pesquisa, tecnologia e inovação e gera mais de 30 mil empregos no Brasil e no mundo, tendo oportunidade de conversar com os executivos e colaboradores da empresa", comentou.

Melhor desempenho

Dentre 5.337 municípios analisados, Costa Rica (MS), Gavião Peixoto (SP), São Pedro (SP) e Alvorada (TO) foram os únicos que receberam notas máximas em todos os indicadores do Índice de Gestão Fiscal da Firjan (IFGF).

IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimentos são indicadores que compõem o estudo que tem como base os dados fiscais oficiais de 2018 e foi divulgado hoje (31), pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Vagas abertas

A MRV, maior construtora da América Latina, está com vagas abertas em Jaraguá do Sul. A empresa busca pessoas com deficiência com Ensino Fundamental completo.

As oportunidades são para auxiliar de produção, encanador, carpinteiro, eletricista e pedreiro. Também há vagas para mestre de obras para candidatos com experiência na área e Ensino Médio completo.

Os candidatos podem entrar em contato com a empresa e enviar currículos pelo e-mail rita.mello@mrv.com.br.

Combate a crimes financeiros

A Polícia Federal (PF) inaugura esta sexta-feira (1º) a primeira Delegacia Modelo de Investigação e Análise Financeira do país. A unidade será voltada ao combate de crimes financeiros e a corrupção e fará parte da Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná

O projeto foi idealizado para que a delegacia modelo possa institucionalizar boas práticas de investigação, com uma atuação menos burocrática e com mais integração e efetividade no uso dos recursos investigativos.

Combustível via aplicativo

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) convocou a refinaria Refit para que apresente ao órgão o projeto do serviço GOfit, lançado nesta semana e divulgado pela mídia.

Trata-se de um delivery para venda de gasolina e etanol direta ao consumidor via aplicativo de celular. Segundo a Refit, responsável pelo aplicativo, o serviço está disponível, por enquanto, em algumas regiões do estado do Rio de Janeiro, mas a perspectiva da empresa é estendê-lo para outras localidades.

“Para o negócio começar a funcionar, tem que passar primeiro pela ANP”, informou a agência por meio de sua assessoria de imprensa. Isso significa que até ser aprovado pela ANP, o serviço é considerado ilegal.

Caso os caminhões do serviço GoFit da Refit sejam encontrados pela fiscalização sem que o serviço tenha sido apresentado e autorizado pela ANP, eles serão apreendidos e a empresa autuada.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger