O Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian apontou a maior expansão de 2021 em julho, com alta de 12,7% em comparação ao mês anterior. Segundo os dados foram as grandes empresas que mais procuraram por crédito, marcando percentual recorde de 24,9%, o crescimento mais expressivo de toda a série histórica do índice, iniciada em 2007. Em sequência estão os negócios de médio porte e os micro e pequenos, com 23,8% e 12,3%, respectivamente.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a aceleração da demanda por crédito no país confirma a evolução da retomada econômica no segundo trimestre do ano.

“Os empreendedores sentem cada vez mais segurança para a tomada de crédito à medida que o cenário de saúde brasileiro progride e as restrições são amenizadas. Existe um alívio sobre o fluxo de caixa das empresas e o crédito, principalmente para os grandes negócios que têm maior reserva financeira, começa a ser direcionado para investimentos que buscam ampliar a produção.”

Ainda na variação mensal, a análise por setor mostra que o segmento de Indústria foi o principal responsável pela alavancagem do índice com crescimento de 18,4%, o mais expressivo desde janeiro de 2019, quando marcou 22,6%.

Para as regiões brasileiras o indicador revela que o Sul teve a maior expansão da procura por crédito, com aumento maior do que a média geral, de 15,4%. Em seguida estão o Norte (15,3%), Nordeste (13,7%), Centro-Oeste (13,6%) e Sudeste (10,8%).

 

Porto

O Porto de São Francisco do Sul atingiu um novo recorde: a movimentação no primeiro semestre deste ano foi 19,4% superior ao mesmo período de 2020. No ano passado, foram 6,05 milhões de toneladas e, em 2021, 7,23 milhões. As informações são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Imóveis

O Centro de Inovação - Novale Hub - é um dos participantes neste domingo (29) da primeira expoimóveis de luxo com passeio virtual em 3D. Interessados podem acompanhar o evento pelo url https://imoveisdigitais.com/expo-imoveis/, a partir das 10h30.

 

 

Baleias milionárias

Foto: Benyamin Ahmed via BBC News

Um menino de 12 anos, morador de Londres, no Reino Unido, ganhou cerca de 290 mil libras (aproximadamente R$ 2 milhões) durante as férias escolares, depois de criar uma série de obras de arte pixeladas de baleias chamadas Weird Whales e vender como NFTs ("token não fungível", em tradução livre).

Juros

As famílias pagaram juros menores no cheque especial e no crédito não consignado em julho, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Banco Central (BC). A taxa de juros do cheque especial para pessoas físicas caiu 2,1 pontos percentuais no mês e chegou a 123,5% ao ano.

E adimplência

A inadimplência (considerados atrasos acima de 90 dias) das famílias, no crédito livre, cresceu 0,1 ponto percentual, para 4,1%, em julho. Já as empresas, na mesma modalidade, ficou estável no mês, em 1,6%. De acordo com o BC, as taxas de inadimplência permanecem nos menores níveis da história, com média de 2,3%.

Pix mais seguro

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que anunciará “em breve” mudanças para tornar o PIX mais seguro, o que poderá incluir a limitação de horário da transação pelos clientes. As medidas serão uma resposta ao aumento do uso do PIX em crimes.

 

Processo Seletivo

O Ministério da Economia abriu um processo seletivo para contratar até 300 funcionários, por tempo determinado. A decisão consta na edição de sexta-feira (27) do Diário Oficial da União. São 185 vagas para nível superior e outras 115 de nível médio.