“Oficinas de Jaraguá do Sul participam do programa de Inspeção Veicular Gratuita”

Foto Ronaldo Correa/Divulgação

Por: Pedro Leal

09/09/2020 - 05:09

Empresas ligadas ao Núcleo de Automecânicas da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) participam, durante o mês de setembro, de nova edição do programa IVG – Inspeção Veicular Gratuita.

A iniciativa do Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA), ligado à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) tem como foco a manutenção preventiva e a orientação aos motoristas e proprietários de veículos.

Realizada desde 1998, a Inspeção Veicular Gratuita esse ano terá formato diferenciado em função da pandemia do coronavírus.

Normalmente realizada em local público – com evento promovido pelos núcleos de automecânicas em todo o estado – desta vez a IVG ocorrerá dentro das oficinas participantes durante todo o mês de setembro.

O objetivo da mudança é evitar aglomerações e permitir que as oficinas avaliem diariamente os carros de clientes e interessados em realizar um check list completo nos seus veículos.

Além da avaliação que pode chegar a mais de 90 itens, os motoristas recebem orientação sobre cuidados com o carro, detalhes que precisam ficar atentos no dia a dia e dicas para aumentar a vida útil do veículo.

Seguindo os protocolos de saúde definidos para todo o Estado, as empresas são orientadas a receber os clientes com todos os cuidados necessários – como o uso de máscaras de proteção, uso de álcool em gel 70% e higienização para descontaminação dos veículos que participarem do evento, assim como os clientes também devem seguir as recomendações definidas em decretos e portarias do Governo do Estado.

Nestes 20 anos de realização, o programa IVG tem alcançado resultados positivos quanto à estimular nos proprietários de veículos os cuidados com a manutenção preventiva, essencial não só em termos de economia, como também para a própria segurança no trânsito.

Indicadores de emprego apresentam melhora

Os dois indicadores do mercado de trabalho da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentaram melhora na passagem de julho para agosto deste ano.

O Indicador Antecedente de Emprego, que busca antecipar tendências do mercado de trabalho para o futuro com base nas expectativas dos consumidores e dos empresários da indústria e dos serviços de todo o país, cresceu 8,8 pontos no período.

Com isso, o indicador atingiu 74,7 pontos em uma escala de zero a 200 pontos, o maior valor desde março deste ano (82,6 pontos), quando começaram as medidas de isolamento devido à pandemia da Covid-19.

Serviços digitalizados

Mais de 900 serviços do governo federal podem ser acessados pelo celular, tablet ou computador. Somente no período da pandemia de Covid-19, o governo já digitalizou 345 serviços, com uma média de três novos serviços a cada dois dias, desde março.

Entre eles, estão o auxílio emergencial de R$ 600 e o seguro desemprego do empregado doméstico. No total, desde janeiro de 2019, são 918 serviços que podem ser acessados pelos cidadãos pela internet, segundo dados do Ministério da Economia.

Projeção volta a cair

A previsão do mercado financeiro para a queda da economia brasileira este ano foi ajustada de 5,28% para 5,31%.

A estimativa de recuo do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – está no boletim Focus, publicação divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Para o próximo ano, a expectativa é de crescimento de 3,50%, a mesma previsão há 15 semanas consecutivas. Em 2022 e 2023, o mercado financeiro continua a projetar expansão de 2,50% do PIB.

Palestra

A semana conta com mais uma palestra online do ciclo Conexão Acijs, nesta quinta-feira (10), as 19h30, com transmissão online abordando o tema “Finanças corporativas: fonte de informações para tomada de decisão”, com a participação do engenheiro Pedro Guilherme Ribeiro Piccoli.

Professor de finanças da Universidade Federal do Paraná, atua ainda como professor do mestrado profissional em gestão de cooperativas e do mestrado e doutorado acadêmico em administração, ambas na PUC-PR, além de outras experiências na educação superior.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul