“Mais um ano e mais uma greve dos petroleiros”

The Insight desenvolve soluções para o mercado de petróleo & gás | Foto Divulgação/Petrobras

Por: Pedro Leal

04/02/2020 - 05:02

Mais de 7 mil funcionários em dez estados participam da greve dos petroleiros, iniciada na madrugada do último sábado (1º), segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

A entidade esclareceu que os grevistas representam 12% dos 55 mil empregados da Petrobras.

Ainda de acordo com a entidade, a mobilização atinge 15 unidades da empresa e subsidiárias, como a Transpetro, a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) e a Refinaria do Nordeste (RNEST).

No domingo, os petroleiros que atuam na Refinaria de Paulínia (Replan) da Petrobras decidiram manter por período indeterminado a paralisação. Ainda resta ver se a greve vai se prolongar – e se vai afetar o abastecimento.

A estatal diz que tenta evitar comprometimentos no abastecimento devido à paralisação.

Não é de hoje que as tensões entre os petroleiros e a gestão da estatal ameaçam o abastecimento, que já havia sido ameaçado, e prejudicado em alguns estados, no ano passado e no ano retrasado por paralisações localizadas do setor.

Reunião do Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realiza na próxima terça (4) e quarta-feira (5) a primeira reunião de 2020 para definir a taxa básica de juros da economia (Selic), atualmente em 4,5% ao ano.

Existe a possibilidade de uma nova redução em 0,25 ponto percentual da Selic, para 4,25% ao ano.

Robótica no Sesi

Robôs e projetos criados para solucionar situações reais identificadas nas cidades serão apresentados em Jaraguá do Sul esta semana entre 7 e 8 de fevereiro por estudantes de escolas públicas e particulares.

Eles participam da etapa regional do torneio de robótica da First Lego League (FLL). A competição, voltada para estudantes de 9 a 16 anos, ocorre no SESI de Jaraguá do Sul e é aberta à comunidade.

Os melhores times desta etapa garantem vaga na disputa nacional, que será realizada em São Paulo de 6 a 8 de março.

Inflação em queda

As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram a estimativa para a inflação este ano. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país – caiu de 3,47% para 3,40%.

A informação consta no boletim Focus, pesquisa semanal do BC, que traz as projeções de instituições para os principais indicadores econômicos.

Para 2021, a estimativa de inflação se mantém em 3,75%. A previsão para os anos seguintes também não teve alterações: 3,50% em 2022 e 2023.

Coronavírus não ameaça a economia, diz Troyjo

A economia brasileira está preparada para enfrentar uma possível crise por conta dos efeitos da epidemia de coronavírus na China.

A avaliação é do secretário de Comércio Exterior e Relações Internacionais, Marcos Troyjo, que participou de um debate sobre os rumos do Brasil, na última sexta-feira (31), no Rio.

Troco solidário

A Havan promove a Campanha Troco Solidário desde 2010, auxiliando semestralmente entidades onde a rede tem lojas.

A iniciativa conta com a solidariedade dos moradores e clientes, que doam seu troco, ou parte dele, diretamente nos caixas das lojas. Em 2019, as 141 unidades da Havan arrecadaram R$ 11,4 milhões, que beneficiaram 206 entidades.

Somente em Santa Catarina, as doações do segundo semestre para as 27 entidades passaram de R$ 1,6 milhão.

As entregas dos valores às instituições, através do cheque simbólico da campanha, acontecem no início deste mês.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul