Mais jovem nome diante da entidade, nova presidente da Acijs assume gestão e reafirma compromissos com a comunidade

Por: Pedro Leal

19/03/2022 - 06:03

A posse da nova diretoria da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), na noite de quinta-feira (17) marcou a volta de eventos presenciais na entidade depois de dois anos.

O momento de transição de comando de uma das principais entidades do associativismo empresarial de Santa Catarina foi considerado emblemático por lideranças que acompanharam a posse da nova presidente, Ana Clara Franzner Chiodini, substituindo Luis Hufenüssler Leigue, que em fevereiro de 2020 havia assumido a presidência, poucos antes do início da pandemia de coronavírus.

Aos 29 anos, Ana Clara é o nome mais jovem a assumir a liderança da entidade.

O enfrentamento da maior crise sanitária da atualidade e seus impactos no Estado e município, acabou sendo lembrado nos discursos da nova presidente, do antecessor, e de autoridades que prestigiaram a solenidade realizada no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

Ana Clara, que ocupou em uma das vice-presidências na gestão 2020-2022, lembrou que o período foi de aprendizado, resiliência e capacidade de adaptação da entidade, das empresas e da sociedade.

“Olhando para trás, vemos que a entidade cumpriu de maneira exemplar seu papel de protagonismo na defesa dos interesses dos associados, na busca de condições para que as empresas pudessem enfrentar esse período com o menor impacto possível em suas atividades, mas também contribuindo com o município para uma gestão eficaz nas suas estratégias diante do momento desafiador que passávamos.”

Ana Clara enalteceu a união de entidades, poder público e entes privados que, segundo ela, nos últimos anos têm se fortalecido “mostrando a grande importância da colaboração individual para trabalhar de maneira integrada com o ecossistema para que interesses e expectativas estejam alinhados na construção de um caminho que seja positivo para todos”, disse, enfatizando o compromisso da Acijs em dar continuidade ampliar projetos para promover o conhecimento e criar conexões para potencializar o ecossistema empresarial de Jaraguá do Sul e região.

“Asseguramos o nosso comprometimento em continuarmos engajados por uma Jaraguá do Sul sempre mais forte e mais unida”, completou.

Rendimento

O rendimento real habitual do trabalhador brasileiro ficou em R$ 2.489 no trimestre findo em janeiro deste ano. Isso representa quedas de 1,1% em relação ao trimestre encerrado em outubro e de 9,7% frente ao trimestre finalizado em janeiro de 2021. Os dados, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), foram divulgados na sexta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

FGTS

Foi publicada na sexta-feira (18) no Diário Oficial da União a Medida Provisória (MP) 1105/2022 autorizando o saque extraordinário das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no valor de até R$ 1 mil, independentemente do número de contas que tenha. Os pagamentos serão feitos pela Caixa Econômica Federal. O calendário de saques começa em 20 de abril e vai até 15 de junho.

Desemprego

A taxa de desemprego no país ficou em 11,2% no trimestre encerrado em janeiro deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado é o menor para o período, desde 2016 (9,6%).

PIB

O governo federal reduziu a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2022, 2,1% para 1,5%. Para o próximo ano, foi mantida a projeção de crescimento de 2,5%. Além da redução do PIB, o governo aumentou a projeção para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano, que passou de 4,7% para 6,55%.

OMS

A porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Harris, disse nesta sexta-feira (18) que o fim da pandemia de Covid-19 está muito distante, citando aumento dos casos nos últimos dados semanais. Anteriormente, a agência de saúde da ONU afirmou que a fase aguda da pandemia poderia terminar este ano, mas dependeria da rapidez com que seria atingida a meta de vacinar 70% da população em cada país, entre outros fatores.