Laboratório de Eletroeletrônica do Novale Hub recebe impressora 3D e novos equipamentos

Por: Pedro Leal

14/05/2022 - 05:05

Equipamento único nas incubadoras e nos Centros de Inovação de Santa Catarina, o Laboratório de Eletroeletrônica instalado dentro do JaraguaTec – o núcleo de inovação tecnológica do Novale Hub – recebeu novos equipamentos adquiridos recentemente.

Com as novas ferramentas, incluindo uma impressora 3D para ser utilizada pelas empresas incubadas, a estrutura jaraguaense reforça sua importância para o desenvolvimento de novos produtos pelas startups instaladas no local.

Segundo o diretor de fomento e inovação e coordenador da incubadora JaraguaTec, professor Victor Alberto Danich, mais de R$ 100 mil foram investidos em uma nova parafusadeira e uma nova serra tico-tico – ambas com qualidade industrial – além da impressora 3D e demais equipamentos e softwares. Os recursos vieram pelo edital 24/2020 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que permite a adequação tanto de infraestrutura quanto do processo de gestão.

“Essas aquisições colocam nosso laboratório em condição muito peculiar no Estado, com ampla possibilidade de testes e ajustes por parte das empresas que o utilizam”, destacou Danich, apontando que a impressora 3D será útil, por exemplo, na modelagem de projetos que poderão ser fabricados com o apoio das empresas incubadas. Ele ainda lembra que a estrutura pode ser compartilhada entre os demais Centros de Inovação, fortalecendo a Rede Catarinense de Inovação e os negócios envolvidos.

A incubadora JaraguaTec, que hoje atua dentro da estrutura do Novale Hub, começou a operar na região em 2004, sendo transferida ao Centro de Inovação em 2020. A estrutura proporciona condições de desenvolvimento às micro e pequenas empresas incubadas ou residentes, garantindo a execução de projetos e a gestação adequada para empresas antes da entrada efetiva no mercado.

Falando no Novale

Agenda articulada pela Acijs e pelo Novale Hub trouxe a Jaraguá do Sul na quinta-feira (12) representantes da Celesc. Em roteiro no Centro de Inovação e no Instituto da Indústria Eggon João da Silva, Marcelo Pelin, gerente do Departamento de Telecomunicações e Compartilhamento, e Giancarlo Scolaro, gerente da Divisão de Engenharia de Telecomunicações da estatal, conheceram as duas estruturas que integram o ecossistema de inovação e o modelo de gestão em projetos que envolvem infraestrutura suportada pela empresa de energia do estado.

Musk

O bilionário Elon Musk afirmou nesta sexta-feira (13) que o acordo para a compra do Twitter está “temporariamente suspenso”. As informações são do Portal G1. Segundo Musk, detalhes sobre contas falsas ainda estão em discussão. “O acordo (para a compra) do Twitter está temporariamente suspenso por pendências em detalhes que sustentam que contas falsas de fato representam menos de 5% dos usuários”, afirmou, em um post na rede social.

Petrobras [1]

Pouco depois de dizer a jornalistas que todos os entes federativos e a Petrobras precisam se envolver em uma discussão sobre a redução do preço dos combustíveis, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou no Twitter que não considera a privatização da estatal “no radar” neste momento.

Líder

Uma empresa de Jaraguá do Sul despontou no ranking nacional de distribuidoras e atacadistas. Publicado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), o ranking anual revelou que a Delly’s Food Service, de Jaraguá do Sul, teve o terceiro maior faturamento do setor em 2021. O montante chega a R$ 3,86 bilhões. Com mais de 100 mil clientes em 13 estados, a empresa é também a primeira no ranking nacional da modalidade Distribuidor.

Desemprego

A taxa de desemprego no Brasil ficou 11,1% no 1° trimestre de 2022, o que significa estabilidade na comparação com o 4º trimestre de 2021, quando registrou o mesmo percentual. Representa ainda queda de 3,8 pontos percentuais na comparação com o mesmo trimestre de 2021, quando atingiu 14,9%. Os dados estão incluídos no resultado trimestral da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada na sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Petrobras [2]

O presidente Jair Bolsonaro afirmou esta semana que vai recorrer à Justiça para tentar obrigar a Petrobras a reduzir o preço dos combustíveis. As informações são do Estado de São Paulo. Ele admitiu, no entanto, que são remotas as possibilidades de conseguir decisão favorável e reclamou de interferências do Judiciário em medidas do governo para enfrentar os efeitos da alta na inflação.

Empréstimo

O Congresso Nacional prorrogou a medida provisória que amplia a margem de crédito consignado para aposentados e pensionistas e autoriza pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Brasil a fazerem o empréstimo. Segundo ato do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, publicado na sexta-feira (13) no Diário Oficial da União, a prorrogação é de 60 dias.