“Jaraguá do Sul tem finalista em game que vai premiar vencedor com bolsa de estudos integral”

Foto Piero Ragazzi

Por: Pedro Leal

20/01/2021 - 05:01

Jaraguá do Sul tem sua representante na fase final do game “Quero Ser um Universitário”, promovido pelas instituições de ensino superior UniSociesc, Unisul e UniCuritiba.

Allana Luzia Siqueira, 17 anos, da Escola de Educação Básica Professora Valdete Inês Piazera Zindars, é a vencedora da fase regional e segue para a etapa final com outros 11 competidores.

A vitória na primeira etapa do game garantiu à estudante uma bolsa de estudos de 50%, válida do primeiro ao último semestre, para o curso de graduação que escolher (exceto medicina na Unisul) em uma das três instituições de ensino superior promotoras do evento.

Se vencer em Joinville, Allana ganhará uma bolsa integral, um estágio de seis meses em uma grande empresa e um laboratório maker para a escola.

Foto Arquivo Pessoal

“Eu já estava estudando para o Enem e o game acabou sendo tranquilo e divertido. Mas não esperava um resultado tão bom. Conversei com meus amigos e comemoramos muito. O ano de 2020 foi complicado com a quarentena e isso foi um motivo a mais para eu comemorar”, conta a estudante.

Segundo a diretora da Escola Professora Valdete Inês Piazera Zindars, Angelita Wanderwegen, a comunidade escolar está em festa e já se organiza para acompanhar a final pelo YouTube.

“Os professores ficaram muito felizes porque trabalham focados em cima dessas provas como Enem e Vestibular. E em, um ano tão difícil, esse resultado da Allana foi motivo maior ainda de comemoração. É a confirmação de que o trabalho dos professores e o empenho dos alunos em 2020 foi bem-sucedido”, afirma a diretora.

O game “Quero Ser um Universitário”, criado para testar conhecimentos de forma inovadora e divertida, busca também romper os limites da sala de aula.

De acordo com a diretora Comercial e de Marketing da UniSociesc, Carol Sarmento, os games fazem parte da vida dos estudantes, então, nada mais apropriado do que utilizar essa ferramenta na educação.

“Além do conhecimento, o jogo coloca à prova outras habilidades, como atenção, estratégia, foco e raciocínio rápido”, explica.

A disputa final acontece presencialmente no dia 30 deste mês, às 16h, em Joinville, e será transmitida ao vivo pelos canais de YouTube das instituições.

Parceria cervejeira

A Cervejaria Maestro e o grupo Delly’s Food Service firmaram uma parceria estratégica para a distribuição de cervejas.

O grupo Delly’s é reconhecido como um líder no setor de Food Service, servindo mais de 100 mil clientes com atendimento especializado, inovação e tecnologia.

A Cervejaria Maestro é uma microcervejaria que completa sete anos de atividades no ano de 2021, produzindo artesanalmente cervejas e chopp com participação em grandes eventos com a Schützenfest em Jaraguá do Sul e o Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau.

Destaque na produção industrial

A produção industrial de Santa Catarina cresceu 11,1% em novembro de 2020 na comparação com o mesmo mês em 2019.

Foi a terceira alta seguida, mostram os dados do IBGE, divulgados pelo Observatório Fiesc. O resultado foi o segundo melhor do país, atrás apenas do Paraná, que teve alta de 14% no período.

O setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos foi destaque na produção em novembro, com crescimento de 33,7% na comparação com o mesmo mês em 2019.

O segmento é responsável pela fabricação de geradores, transformadores e motores elétricos, bem como de eletrodomésticos, pilhas, baterias, entre outros.

Dos 12 setores analisados pelo IBGE, 11 tiveram melhora na produção industrial no comparativo de novembro 2020 sobre novembro 2019.

Exportações catarinenses

As exportações catarinenses de janeiro a dezembro de 2020 somaram US$ 8,1 bilhões.

O valor é -9,2% inferior ao registrado no mesmo período em 2019. A queda foi puxada principalmente pela redução nos embarques de carne de frango (-31,6%) e tabaco (-22,6%), mostram os dados do Ministério da Economia.

A carne suína, principal produto exportado por Santa Catarina em 2020, apresentou um crescimento de 36,8% em relação a 2019. A China é o principal consumidor deste produto e apresenta uma rápida recuperação de sua economia.