Jaraguá do Sul ocupa destaque entre as 100 maiores cidades industriais do Brasil

Foto: Chan/We Art

Por: Pedro Leal

21/01/2023 - 06:01

Jaraguá do Sul aparece, ao lado de Joinville, Blumenau e Chapecó, como um dos 100 maiores municípios industriais do Brasil. O ranking é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou os dados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2020.

Além das quatro cidades indicadas no top 100, Itajaí vem logo em seguida com a 101ª posição. O levantamento foi analisado pelo Observatório Fiesc, apresentando um panorama de Santa Catarina. Na opinião do presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, os dados confirmam a capacidade industrial do estado.

“O resultado confirma a força e o dinamismo da indústria, que contribui de forma decisiva para o crescimento da economia catarinense. O setor tem se destacado nos últimos anos, mantendo posições no ranking nacional”, avalia Aguiar.

“Os quatro municípios catarinenses no pódio dos 100 maiores industriais do país representam a diversidade da economia catarinense. Em Joinville, destacam-se os setores metalmecânico, de máquinas e equipamentos e material plástico; em Blumenau, têxtil e vestuário; Jaraguá do Sul, de equipamentos elétricos; enquanto Chapecó possui um dos principais polos agroindustriais do Brasil”, ressaltou o economista do Observatório, Vicente Heinen.

Para o vice-presidente da Fiesc no Vale do Itapocu, Célio Bayer, a presença de Jaraguá do Sul no ranking também é demonstrativa quanto a capacidade realizadora da indústria regional.

O empresário salienta o desafio de elevar a competitividade e os indicadores sociais alinhados com o desempenho do setor produtivo, meta do Comitê de Desenvolvimento Regional e a ênfase a projetos voltados à qualificação profissional, capacitação da mão de obra, inovação e internacionalização, agenda que será intensificada em 2023.

 

Indústria

A produção industrial de Santa Catarina registrou crescimento de 0,3% em novembro em relação ao mês anterior, em 2022, interrompendo uma série de três meses em queda. O resultado ficou acima da média nacional, que teve recuo de 0,1% no mesmo período, segundo dados do Observatório Fiesc.

Endividamento

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Estado de Santa Catarina (PEIC), realizada mensalmente pela Fecomércio SC há dez anos, aponta para um crescimento contínuo nos percentuais de famílias endividadas e inadimplentes ao longo de 2022: No ano passado, a variação foi entre 41,5% (janeiro) e 65,4% (dezembro), alcançando a média de 51,0%.

Frete

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou na sexta-feira (20) no Diário Oficial da União uma tabela com os novos preços mínimos de frete rodoviário. A atualização traz um reajuste médio que varia entre 8,35% e 13,19%, segundo o tipo de carga, quantidade de eixos e se a operação de transporte é caracterizada como alto desempenho.