Jaraguá do Sul encerrou o mês de junho com mais um saldo positivo na geração de emprego, mantendo resultados positivos ao longo de todo o primeiro semestre do ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quinta-feira (29), pelo Ministério da Economia.

Foram 582 novos postos de trabalho formais no mês, resultado de 2.975 admissões e 2.393 desligamentos. Com o resultado, o município conta com 69.321 empregos formais e o sexto melhor resultado cumulativo do Estado, com 4.881 empregos com carteira assinada gerados nos seis primeiros meses do ano.

Com exceção da agropecuária, sem movimentação no período, todos os setores registraram fortes saldos positivos no mês. O padrão segue liderado pela indústria, com 292 postos, seguido por serviços, com 128, e comércio com 123. A construção civil registrou a maior variação relativa ao estoque de empregos, com 39 novos empregos - 1,7% a mais do que no mês anterior.

Os resultados positivos também foram universais entre as faixas de educação, com resultado mais forte no ensino médio completo (352 postos) e quase todas as faixas de idade registraram crescimento no emprego, com apenas as faixas dos 50 aos 64 (com perda de dois postos) e acima dos 65 (um posto) tendo saldo negativo. A população mais contratada foram os jovens: 316 empregos foram gerados na faixa dos 18 aos 24.

As mulheres tiveram leve vantagem na geração de emprego, respondendo por 316 empregos, contra 266 dos homens.

 

Falando em emprego...

O mercado de trabalho está aquecido em Santa Catarina. Nos seis primeiros meses do ano, foram geradas 126.111 vagas de empregos formais no estado. Trata-se do terceiro melhor resultado do país no período. Somente em junho, o saldo ficou positivo em quase 15 mil.

CDL

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul completa na próxima terça-feira (3) 53 anos de atuação. Focada não apenas no comércio, mas também no desenvolvimento da região como um todo, a entidade vem fortalecendo o surgimento de empresas inovadoras e fomentando experiências de consumo diferenciadas no município e região.

Doação

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, recebeu na sexta-feira (30) doação de seis toneladas de alimentos (250 cestas básicas), da rede de farmácias São João. Com mais esta doação, a Campanha VacinAção Solidária – que iniciou em abril deste ano – chega a 18 toneladas de alimentos repassados a cerca de 30 entidades diferentes.

 

...No entanto

A taxa de desemprego no país ficou em 14,6% no trimestre encerrado em maio deste ano, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é estável, em termos estatísticos, em relação ao trimestre imediatamente anterior (encerrado em fevereiro deste ano): 14,4%.

Troca-troca

O usuário brasileiro médio tem seu atual smartphone há dois anos e três meses, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box “O brasileiro e seu smartphone”, que procura traçar um raio-x do parque de smartphones em serviço no País.

Acordo

O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou na quinta-feira (29) um acordo e seu aditivo sobre os contratos de poupança atingidos pelos Planos Econômicos Bresser (jun/87), Verão (jan/89), Collor I (abr/1990) e Collor II (jan/91).

Poupadores que entraram com ações na Justiça pleiteando os pagamentos, ajuizadas até 20 anos da edição de cada plano ou em 5 anos após o trânsito em julgado de sentença coletiva com ajuizamento até 11/12/2017, têm direito a aderir ao acordo coletivo.

Demissão

A Justiça do Trabalho reconheceu a demissão por justa causa de uma mulher que, após pedir e receber uma licença médica alegando sintomas de Covid-19, viajou a lazer para Gramado (RS) - enquanto deveria estar cumprindo quarentena. Ela trabalhava em um supermercado em Brusque.

 

Darkweb

A Dígitro Tecnologia, de Florianópolis, ampliou sua gama de atuação nesta semana, firmando uma parceria com a Holandesa Web-IQ para fornecer soluções em ambiente de dark web, deep web e outras soluções de inteligência para os reconditos mais obscuros da internet.

Déficit

As contas públicas registraram saldo negativo em junho, com piora em relação ao mês anterior devido ao aumento de despesas com precatórios e antecipação do 13º salário dos aposentados. O setor público consolidado, formado por União, estados e municípios, apresentou déficit primário de R$ 65,508 bilhões no mês passado.