“Investimento em capital fixo tem aumento, diz Ipea”

O indicador econômico que mede o nível de investimentos teve crescimento de 28,2% em maio frente a abril deste ano, segundo divulgado nesta terça-feira (7) pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).

Segundo o Ipea, o resultado representa uma recuperação dos investimentos em relação às quedas verificadas nos dois meses anteriores, resultantes da crise provocada pela pandemia de Covid-19.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), como é chamado o indicador, mostra os investimentos no aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do seu estoque de capital fixo.

Em maio, houve crescimento de 68,7% nos investimentos em máquinas e equipamento frente a abril. A produção nacional desses bens avançou 22%, enquanto a importação cresceu 145,6% no mesmo período.

Chamado capital fixo, o investimento tem um papel maior sobre a economia bruta e a produção do que o chamado capital especulativo, como ações e fundos de investimento.

A construção civil também apresentou resultado positivo em maio (14,1%).

Visto de forma isolada, este aumento representa uma intenção de aumentar a produção.

Considerando o quadro pandêmico, migrando para o pós-pandemia, indica uma muito bem-vinda retomada da atividade econômica, esfriada durante os até agora quatro meses de atividades lentas.

A indústria nacional tem tomado medidas abrangentes quanto a prevenção da pandemia em seus quadros, que se fazem duplamente necessárias com a resposta tardia ao quadro nacional, considerado um dos piores do globo.

Atendimento ampliado

Em função da pandemia e do inverno o Serviço Especializado em Abordagem Social, destinado para pessoas em situação de rua, teve o horário de atuação ampliado.

Desde 15 de maio, o serviço ocorre das 8 às 21h30 de segunda a sexta-feira, sem fechar para almoço, e conta com plantão pelo fone (47) 9 9930-1247.

O plantão inicia a partir das 17 horas de sexta-feira até as 7 horas de segunda, quando o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Baependi) abre as portas do equipamento público e passa a atender pelo fone 3275-8750.

Intermodal

Falando na pandemia, a Feira Intermodal South America 2020 foi cancelada em virtude da pandemia. Em março, a organização da feira já havia informado que o evento, um dos maiores do setor têxtil, seria adiado. Nesta semana, confirmaram a postergação para março de 2021.

Coronadados

Indústrias de todo o Estado estão aderindo ao uso do coronadados, uma aplicação web desenvolvida pelo SESI para auxiliar no monitoramento da saúde dos trabalhadores.

A ferramenta integra o Protocolo Corona, que tem o objetivo de blindar o setor contra o coronavírus por meio de uma série de serviços e ajudando a indústria a traçar um plano de ação para reduzir a propagação da doença.

Exames

O exame laboratorial para detecção do novo coronavírus foi incluído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no rol de procedimentos obrigatórios de cobertura pelos planos de saúde em março, logo no início da pandemia.

Na semana passada, a agência incluiu também o teste sorológico, que identifica os anticorpos do vírus.

Segundo a Resolução Normativa da ANS, o teste deve ser feito quando houver indicação médica e a cobertura vale para clientes de planos de saúde com segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul