“Inadimplência do consumidor foi menor em 2019”

Por: Pedro Leal

15/01/2020 - 00:01

De acordo com dados nacionais da Boa Vista, a inadimplência do consumidor recuou 2,6% ao longo de 2019. Na avaliação mensal com ajuste sazonal, dezembro apresentou variação negativa de 1,4% frente a novembro. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2018, o indicador caiu 0,7%.

Regionalmente, na análise acumulada do ano, todas as regiões registram queda: Centro-Oeste (-3,8%), Norte (-1,4%), Nordeste (-2,6%), Sul (-5,2%) e Sudeste (-1,8%). Na comparação mensal apenas a região Nordeste apresentou alta ao variar 0,9%.

A queda da inadimplência observada a partir do final de 2016 pode ser explicada pela maior cautela das famílias, pela capacidade de endividamento dos consumidores ainda limitada pelo fraco crescimento da renda e pelo efeito defasado da maior seletividade dos bancos no período mais agudo da crise.

Com isto, a inadimplência dos consumidores atingiu um patamar historicamente baixo, o que proporcionou a redução dos juros e motivou o aumento das concessões a partir de 2017, o que, por sua vez, vêm resultando em um crescimento significativo do endividamento e do comprometimento nos últimos meses.

CDL nos EUA

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul está representada na maior feira de varejo do mundo.

A NRF 2020 Vision Retail’s Big Show acontece em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e reúne em torno de 40 mil visitantes interessados em exposição de produtos e tecnologias de última geração, seminários, fóruns de debates e apresentação de cases de empresas mundialmente conhecidas.

Neste ano, quem visita o evento é a presidente eleita da CDL, Talita Beber, e o diretor financeiro da entidade, Francisco Tavares Jr. O objetivo é buscar informações e novas inspirações para o comércio local.

Nova lei de franquias

A nova Lei de Franquias (Lei 13.966) entra em vigor a partir de 27 de março, substituindo a antiga legislação, vigente nos últimos 25 anos.

Sancionada pelo governo em dezembro do ano passado, a nova lei promove mais segurança jurídica ao detalhar pontos considerados genéricos na lei anterior, como é o caso do que é oferecido ao franqueado sobre o padrão da estrutura e do ponto comercial.

O novo texto também apresenta mudanças importantes no histórico previsto na Circular de Oferta, que passa a ser relacionado ao negócio que será multiplicado e não mais ao franqueador.

Empresários confiantes

Pesquisa da Deloitte Brasil aponta que 71% dos empresários brasileiros estão otimistas para a os negócios em 2020.

As empresas da Região Sul apresentam maior disposição para expansão dos negócios, além de se apresentarem mais otimistas para as contratações, em comparação com as demais regiões.

Se o cenário econômico em 2020 melhorar, 61% delas aumentarão o quadro de funcionários.

Já de acordo com dados do Sebrae, 59% dos pequenos empresários estão extremamente otimistas e acreditam na melhora do cenário econômico e 58% pretendem investir em negócios nos próximos 12 meses.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger