Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“Governo anuncia centro de estudos em Internet das Coisas”

Foto Pixabay

Por: Pedro Leal

23/01/2020 - 05:01

A chamada Internet das Coisas tem sido grande foco de interesse por parte da indústria, entrando no campo da chamada Indústria 4.0, integrada à internet de forma que antes não era possível.

A nível nacional não poderia ser diferente, e em parceria com o Fórum Econômico Mundial, organização que reúne líderes e empresários de todo o mundo, o Brasil anunciou na quarta-feira (22) a instalação do primeiro centro nacional de estudos e pesquisa voltado para a indústria 4.0.

E já era a tempo… O que falta agora é o governo federal reconhecer e fomentar o que já é feito no setor. Afinal, de nada serve um novo centro de estudos se este ignorar o trabalho que já existe com IoT no país.

Em Jaraguá do Sul, há investimentos neste campo por parte de grandes empresas como a WEG – através de projetos como o MotorScan- de centros acadêmicos como a Católica de Santa Catarina, através da incubadora JaraguaTec, e por parte de empreendimentos público privados como o Centro de Inovação Novale Hub.

Saque-aniversário

Este ano entra em vigor o saque-aniversário, modalidade nova de saque do FGTS – e a aderir ao novo regime do FGTS é um processo simples.

Para escolher a modalidade de “saque-aniversário”, o beneficiário deve entrar na seção correspondente, no site do FGTS, ou via aplicativo, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS e para computadores com o sistema Windows.

Apreensão recorde

A apreensão de mercadorias irregulares pela Receita Federal voltou a bater recorde em 2019. Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (21), o órgão confiscou R$ 3.256.750.247,91 em contrabando no ano passado, valor 3,22% maior que o registrado em 2018.

51 mil vagas em concursos

Boas notícias para quem procura emprego no governo federal: estão previstas para 2020 um total de 51.391 vagas em concursos públicos federais nos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público da União e Defensoria Pública da União.

O número consta do Orçamento Geral da União de 2020, publicado nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União, e representa um aumento de 1.400% em relação à previsão de 3.369 servidores do Orçamento do ano passado.

SC é o terceiro estado mais adimplente

O total de inadimplentes, pessoas com contas em atraso, registrado em novembro de 2019, cresceu em relação ao ano anterior, de 62,6 milhões de pessoas para 63,8 milhões.

As informações foram divulgadas pela Agência Brasil. Os estados que ostentavam os três melhores índices eram Piauí (33,2%), Rio Grande do Sul (34,7%) e Santa Catarina (34,8%).

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).