A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) promove nesta quarta-feira (25), Dia da Indústria, o Fórum Reinventa-SC. O evento on-line integra a programação da Semana da Indústria e marca a nova fase do projeto Travessia.

Além do presidente da Fiesc Mario Cezar de Aguiar, e do diretor de inovação da Federação José Eduardo Fiates, participam Fabio Nazari, sócio líder do BTG Pactual; o diretor de Negócios Digitais da WEG, Carlos José Bastos Grillo; o CEO da Tupy, Fernando Cestari de Rizzo; o presidente da Whirlpool Latin America, João Carlos Brega; e o diretor-executivo de Agro e Sustentabilidade da Seara Alimentos (JBS Foods), José Antonio Ribas Junior. As inscrições devem ser feitas em https://bit.ly/3LBFS24.

“Reinventa-SC é uma nova marca para a próxima fase do Travessia, que foi lançado pela Federação há dois anos, no cenário mais crítico da pandemia. Agora vamos em frente, com um conjunto de projetos e soluções discutidos nos últimos dois anos, confiantes de que a história de Santa Catarina prova que aqui o impossível não existe”, explica o presidente da Fiesc Mario Cezar de Aguiar.

No evento, os executivos apresentarão as transformações pelas quais suas respectivas empresas passaram ao longo destes dois anos, as estratégias adotadas, seus resultados e quais perspectivas estas companhias vislumbram para o futuro. A transmissão do fórum será feita no canal da Fiesc no YouTube a partir das 9 horas.

Consumo

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou, na passagem de abril para maio, um crescimento de 4,4%. É a quinta alta consecutiva do indicador, medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Impostos

O governo federal decidiu pela redução de 10% nas alíquotas do imposto de importação sobre vários produtos. O objetivo é, segundo o Ministério da Economia, reduzir os impactos decorrentes da pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia sobre os preços de insumos do setor produtivo. No total, 6.195 mercadorias, quase todos os bens importados, terão redução no imposto.

Restituição

A Receita Federal disponibilizou na terça-feira (24) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. O pagamento será creditado para um total de 3.383.969, mas só será realizado no dia 31 de maio. O valor total é de R$ 6,3 bilhões. Segundo o governo federal, o montante será destinado a contribuintes que têm prioridade legal, sendo 226.934 idosos acima de 80 anos, 2.305.412 entre 60 e 79 anos, 149.016 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702.607 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Turismo

O roteiro Caminhos de Dona Francisca foi contemplado pelo Ministério do Turismo na 2ª edição do projeto Experiências do Brasil Rural. A seleção incluiu, além de Joinville, outros seis municípios de São Paulo, Ceará e Sergipe. Os municípios receberão durante um ano suporte e apoio técnico do Governo Federal e da Universidade Federal Fluminense para fomentar o desenvolvimento do turismo no campo.

Petrobras

O Ministério de Minas e Energia divulgou, na segunda-feira (23), uma nota oficial em que informa que o governo federal, como acionista controlador da Petrobras, decidiu trocar o presidente da estatal. Segundo a nota, José Mauro Ferreira Coelho, que assumiu o cargo há 40 dias, será substituído por Caio Mário Paes de Andrade na presidência da empresa.

Terceiro Setor

O governador Carlos Moisés sancionou a lei que cria Política Estadual de Incentivo ao Terceiro Setor em Santa Catarina. Com ela, Santa Catarina contará com uma política pública permanente para estimular e fortalecer as organizações da sociedade civil em atuação no Estado. A Casa Civil orientará e coordenará as ações e os projetos a serem realizados por órgãos e entidades da administração estadual para a realização dos objetivos da nova política de incentivo. Poderão ser atendidas as entidades privadas sem fins lucrativos, as cooperativas sociais e organizações religiosas que se dediquem a atividades de cunho social.

Oportunidade

O Procon de Jaraguá do Sul comunica que estão abertas as inscrições ao estágio remunerado para atuar no Procon Municipal. A oportunidade é direcionada aos acadêmicos do 3º ao 9º ano do Curso de Direito, sendo que o horário de estágio será de quatro horas diárias. Interessados devem comparecer ao Procon, munidos de documentos pessoais (identidade e CPF), boletim/histórico de notas de matérias já cursadas e comprovante de percentual de frequência das matérias já cursadas.