Na quinta live da série que o Fundo Social da Fiesc realiza para capacitar empresas e o terceiro setor sobre o uso dos incentivos fiscais, nesta terça-feira (27), o tema será a Lei de Incentivo ao Esporte.

Participam do encontro, às 10 horas, Gustavo Sá, consultor na área de projetos esportivos, e Sabrina Schappo, coordenadora de investimentos sociais da WEG, empresa de Jaraguá do Sul que redireciona parte do imposto de renda devido a projetos sociais ligados ao esporte.

O objetivo dos encontros online gratuitos é incentivar a capacitação de empresas e o terceiro setor, como organizações da sociedade civil, promotores culturais e proponentes de projetos na área social, para a busca de recursos apoiados em mecanismos de incentivo fiscal, fazendo com que eles fiquem em Santa Catarina por meio do redirecionamento do Imposto de Renda.

Os encontros tiveram início no dia 15 e integram cronograma de ações do Programa Fundo Social, iniciativa que a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) conduz desde 2017 em parceria com a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e de outras entidades no Estado, fortalecendo a cultura do voluntariado e o senso de responsabilidade social entre os catarinenses, seja como pessoa física ou jurídica.

A programação tem transmissão pelo canal do SESI no YouTube.

A Lei de Incentivo ao Esporte – Lei 11.438/2006 – permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas físicas, até 6% do imposto devido.

Atividade industrial em alta

A Sondagem Industrial, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta nova aceleração da atividade industrial, em setembro, com aumento significativo das contratações.

O índice de evolução da produção atingiu 59,1 pontos no mês passado, bem acima da linha divisória de 50 pontos.

A alta da produção foi acompanhada também de mais contratações. O índice do número de empregados alcançou 55,3 pontos.

A ociosidade do parque industrial está em queda e a intenção de investir do empresário subiu pelo sexto mês consecutivo.

Foram entrevistadas 1881 empresas, sendo 734 pequenas, 674 médias e 473 de grandes, entre 1º e 14 de outubro.

Gás Natural

A Nova Lei do Gás Natural, aprovada em 1º de setembro na Câmara dos Deputados e que agora tramita no Senado Federal, trará segurança jurídica atraindo investimentos internacionais ao país que podem chegar a R$ 60 bilhões nos próximos anos.

A afirmação foi feita na sexta-feira (23) durante reunião on-line da diretoria da Fiesc com o deputado federal Laércio Oliveira (Progressistas), relator do texto aprovado na Câmara.

Fies

As inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao segundo semestre de 2020, foram retomadas nesta segunda-feira (26).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), há cerca de 50 mil inscrições ainda não preenchidas nas edições de 2020 dos processos seletivos regulares do fundo.

As inscrições serão realizadas exclusivamente na página do Fies na internet. Nessa etapa, poderão se inscrever tanto os candidatos não matriculados em instituição de educação superior, como também os já matriculados, mas que buscam uma oportunidade para financiar a continuidade dos estudos.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul