“Emprego na indústria da construção alcança o maior nível dos últimos sete anos”

Foto Agência Brasil

Por: Pedro Leal

26/11/2019 - 05:11

Os indicadores de atividade e de emprego na indústria da construção brasileira alcançaram em outubro o maior nível dos últimos sete anos.

O índice de nível de atividade alcançou 49,9 pontos no mês passado, valor semelhante ao registrado no fim de 2012, quando o setor estava bem aquecido.

O índice de número de empregados ficou em 48,5 pontos, também o maior valor desde outubro de 2012, informa a Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta segunda-feira (25), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão abaixo dos 50 pontos mostram queda da atividade e do emprego.

No entanto, os dois índices estão muito próximos da linha divisória dos 50 pontos e superam os valores verificados no mesmo mês do ano passado.

O nível de atividade é 2,2 pontos maior e o de emprego está 3,6 pontos acima do de outubro de 2018. “Os resultados consolidam a tendência de crescimento do setor”, observa a CNI.

Internacionalização na Fiesc

A Federação das Indústrias, por meio da vice-presidência regional no Vale do Itapocu, realiza nesta terça-feira (26) debate sobre internacionalização.

O evento é gratuito a empresários, gestores e demais profissionais de áreas ligadas ao comércio internacional. Informações e confirmações de presença telefone (47) 3372-9454.

A programação ocorre no prédio da Faculdade SENAI (Bloco F), às 16 horas, e será mediado pela presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante.

Crescimento da economia

O mercado financeiro espera maior crescimento da economia neste ano e em 2020, segundo o Boletim Focus do Banco Central.

A estimativa de expansão do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, subiu de 0,92% para 0,99% este ano.

Para 2020, a projeção subiu de 2,17% para 2,20%. Já a expectativa para 2021 2022 permanece em 2,50%.

Renegociação

O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Santander já divulgaram as condições de renegociação de dívidas da primeira edição da Semana da Negociação e Orientação Financeira, que ocorrerá entre os dias 2 e 6 de dezembro.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 261 agências bancárias de todo o Brasil funcionarão neste dia até às 20h, oferecendo orientação financeira a clientes e a possibilidade de negociar dívidas em atraso.

A negociação também poderá ser feita nas demais agências do país, no horário normal de funcionamento, nos canais digitais dos bancos e pela plataforma.

Potencialização de resultados

Como iniciativa do Núcleo de Metalmecânica da Acijs, o Centro Empresarial de Jaraguá do Sul recebe nesta terça-feira (26) uma palestra com o objetivo de orientar empresários sobre como potencializar os resultados financeiros das empresas e com isto ampliarem seus lucros.

A atividade vai ocorrer às 19 horas, com inscrições mediante a doação de 1 litro de leite que será repassado para a entidade beneficente Mãos Solidárias, com atuação no município.

Informações e confirmações de presença pelo telefone (47) 3275-7059 e pelo e-mail eventos@acijs.com.br.

O workshop será conduzido por Maicon Putti, administrador com especialização em controladoria e gestão financeira, entre outras especializações, e atuando como agente de investimentos.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger