“Em parceria com empresas, Acijs forma Núcleo de Voluntariado Corporativo”

Foto Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

05/11/2020 - 05:11

O ideal do voluntariado, uma das características predominantes na comunidade de Jaraguá do Sul e região, ganha ênfase com a criação do Núcleo Voluntariado Corporativo ligado à Acijs.

A iniciativa busca estruturar um grupo setorial integrado por empresas e instituições que atuam no voluntariado, fortalecendo ainda mais o engajamento da sociedade civil organizada, seja em ações articuladas pelos nucleados ou em parceria com o poder público e com outros elos da comunidade.

Oficializado a partir de um encontro de sensibilização que reuniu empresas interessadas com a proposta, o Núcleo Voluntário Corporativo da Acijs conta com a participação de profissionais representando 8 empresas e instituições, e busca agora a adesão de novos associados. Fazem parte como fundadoras as empresas Agricopel, Bold Participações, Duas Rodas, Malwee, WEG, além do Hospital São José, Instituto Malwee e da Fiesc(SESI e SENAI).

Dentre os objetivos gerais definidos pelo NVC estão o fomento de ações voluntárias das empresas de Jaraguá do Sul, tornando-as mais fortes e unidas ao mesmo propósito, e a promoção do desenvolvimento do voluntariado empresarial como estratégia para o fortalecimento dos valores organizacionais, criação de uma cultura cidadã e valorização do colaborador como protagonista nas ações voluntárias.

Como objetivos específicos, estão alinhados três eixos centrais que pontuarão as ações do Núcleo, com ênfase na organização visando fomentar a adoção de práticas de voluntariado no meio empresarial em atividades planejadas, orientadas e monitorada e de relevância para a comunidade; na centralização de ações que promovam o intercâmbio de experiências e práticas entre os associados, tornando-se o ponto focal entre instituições e empresas; e de referência na promoção da atuação dos nucleados na comunidade, transformando-se em referência em voluntariado empresarial em Santa Catarina e como um fator de atratividade de novos voluntários.

Aumento no Gás

A Petrobras reajustou no começo de novembro os preços de venda de gás natural para as distribuidoras para os contratos iniciados em janeiro de 2020.

Os ajustes ocorreram de acordo com parâmetros negociados em fórmulas contratuais, em função das variações ocorridas nas cotações do petróleo Brent e da taxa de câmbio Real/Dólar no último trimestre.

O reajuste foi de 26% em US$/MMBtu em relação ao preço do gás de agosto de 2020. Quando medido em R$/m3, o reajuste é de 33%.

Educação Financeira

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (ME) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai permitir a realização de cursos de educação financeira e previdenciária para a sociedade.

A parceria foi concretizada no último dia 29 de outubro, com representantes da Secretaria de Previdência (SPrev) e da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC).

Os cursos serão na modalidade à distância.

Banco Central

O Senado aprovou nesta terça-feira (3) um projeto de lei (PL) que confere mandato de quatro anos para o presidente e diretores do Banco Central.

De acordo com o texto, o presidente indicará os nomes, que serão sabatinados pelo Senado e, caso aprovados, assumirão os postos. Os indicados, em caso de aprovação no Senado, assumirão no primeiro dia útil do terceiro ano do mandato do presidente da República.

A ideia, segundo o autor do projeto, senador Plínio Valério (PSDB-AM), é garantir estabilidade da política do Banco Central independente das mudanças de ideias do governo que estiver no Planalto.

Limpa nome

Com múltiplas ações para renegociação de dívidas ao longo da quarentena, a Serasa anunciou nesta semana seu maior feirão “Limpa Nome” em toda a sua história.

Os descontos para pagamento das dívidas serão os mais agressivos já oferecidos: até 99%, com mais de 50 empresas parceiras dos mais diversos segmentos.

Esta edição do feirão poderá beneficiar até 64 milhões de consumidores de todo o país, que poderão renegociar suas dívidas sem sair de casa entre os dias entre 3 e 30 de novembro, através dos canais digitais da Serasa: site do Serasa Limpa Nome, Whatsapp e aplicativo, e a novidade de renegociação nas mais de 7.000 agências dos Correios em todo o Brasil.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul