Prestes a completar três anos de vigência em seu modelo de adesão automática, o Cadastro Positivo conta atualmente com 67% da população de Santa Catarina em seu banco de dados. Considerando todo o País, o índice é de 62%. Os dados, que levam em conta tanto pessoas físicas quanto jurídicas, foram divulgados pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC).

O levantamento comprova também o potencial de inclusão financeira da iniciativa: do total de consumidores e empresas do Estado presentes na base de dados, mais de 145 mil catarinenses foram beneficiados com a consulta de crédito após a entrada em vigor do novo Cadastro Positivo, em julho de 2019 - o que equivale a 2,92% de entrantes.

“Nesses quase três anos, o Cadastro Positivo vem confirmando os benefícios previstos em sua implementação, principalmente em relação à inclusão financeira. Esses dados comprovam como o Cadastro Positivo pode mudar a realidade de quem busca por crédito. Esses 4 milhões de consumidores e empresas que tiveram sua inclusão financeira a partir da primeira consulta passaram a ser visíveis no mercado de crédito devido ao Cadastro Positivo”, afirma Elias Sfeir, presidente da ANBC.

De acordo com o executivo, consumidores e empresas que já participavam do mercado de crédito também têm sido beneficiados com o Cadastro Positivo.

“O empoderamento do tomador, possibilitado pela nota de crédito calculada considerando os dados positivos, pode resultar em melhores condições em empréstimos e financiamentos, permitindo que se tome crédito sem prejuízo da capacidade de pagamento, o que diminui a inadimplência, impactando o spread bancário e beneficiando a economia”, completa.

Apevi

A Associação das Micro e Pequenas Empresas, do Empreendedor Individual e Startups do Vale do Itapocu (Apevi) realiza na quinta-feira (28) às 19h, a posse de sua nova diretoria. O evento ocorre no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, seguido de coquetel, com adesão prévia. O presidente eleito é Roberto Klosowski Machado. No ato será dada a posse, também, ao conselho fiscal. Roberto Machado será o vigésimo presidente da entidade empresarial que foi criada em 1985.

Acias

Na noite desta terça-feira (26) a Associação Empresarial de Schroeder (Acias) empossa sua nova diretoria. A presidência irá para Anderson Vieira, enquanto Ivandro de Paulo será o vice-presidente. A nova diretoria ficará à frente Acias pelos próximos dois anos.

Economia Solidária

Organizações da Sociedade Civil que atuam com economia solidária podem participar de um bate papo online para tirar dúvidas sobre os editais de fomento à economia solidária a partir das 14h de quinta-feira (28). Durante o encontro, organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), profissionais com experiência em editais e economia solidária vão tratar sobre a elaboração de propostas e planos de trabalho.

 

Lote residual

A consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física do mês de abril de 2022 está disponível. Esse lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores, informou a Receita Federal. O crédito bancário para 210.153 contribuintes será realizado no dia 29 de abril, no valor total de R$ 180.556.530,18

 

Defesa

Para estimular a ampliação de negócios de empresas da região no setor de defesa, a Fiesc promoveu recentemente um encontro em Jaraguá do Sul, por iniciativa do Comitê da Indústria de Defesa e da Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria, liderada pelo vice-presidente regional no Vale do Itapocu, Célio Bayer. Além de reuniões setoriais, outro evento organizado pelo Comdefesa é a SC Expo Defense, que ocorre nos dias 19 e 20 de maio, na Base Aérea de Florianópolis.

Confiança

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 3,8 pontos em abril, para 78,6 pontos, o maior nível desde agosto de 2021 (81,8 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice variou 1,5 ponto, para 77,1 pontos. Os dados foram divulgados na segunda-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).