“Com Brasil incerto, cresce otimismo com relação a exportações”

Foto Arquivo/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

07/08/2018 - 05:08

Apesar do clima de incertezas e de certo pessimismo quanto ao mercado nacional – ou talvez por conta deste pessimismo – as empresas catarinenses seguem com boas expectativas para o mercado internacional, com ressalva para o setor frigorífico, afetado pela proibição de importação ao frango brasileiro por países do bloco europeu.

A Análise do Comércio Internacional Catarinense 2018 revela que 90% das empresas consultadas projetam aumento das exportações em 2018 e 2019, conforme estudo da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Para 53,4% delas, a expectativa é que o incremento dos embarques ocorra pelo aumento na participação dos mercados em que já atuam, ou seja, pela ampliação do market share.

Enquanto isso, para 36,4% das companhias, a ampliação ocorrerá por meio de vendas para novos mercados. Somente 10% não estimam incremento das exportações no período.

A pesquisa mostra que na comparação dos valores exportados no ano de 2017 com o ano anterior, 61% das companhias ouvidas registraram crescimento. Delas, 49% aumentaram os embarques acima de 10% e 12% afirmam que tiveram alta de até 10%.

O documento também informa que 70% das companhias consultadas mantiveram regularidade de suas exportações nos últimos cinco anos, dado considerado expressivo e que mostra uma forte cultura exportadora dada a relevância das operações de vendas ao exterior para as empresas.

Um fator que pode ter afetado exportações e favorecido as exportações são as cotações do dólar e as taxas de câmbio: com o real enfraquecido e o mercado interno limitado, as exportações se tornam exponencialmente mais atraentes. A cotação do dólar abriu a semana em R$ 3,70, com tendência de queda.

Feira Logistique será lançada quarta-feira

A Feira Logistique 2018 será lançada nesta quarta-feira (8), às 19h30, na Associação Empresarial de Joinville. Na data, a Zoom Feira e Eventos em parceria com a Hamburg Süd e Aliança apresentará as novidades do evento, agendado para os dias dias 23 a 25 de outubro, em Joinville.

Dentre eles, a mudança da Feira para Joinville, reunindo os principais nomes do setor de logística navegação e comércio exterior, já sendo considerada a  segunda maior feira de logística do país.

Abertas inscrições para Empreende Brazil

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Empreende Brazil Conference, principal evento de empreendedorismo no Sul, que será no dia 15 de setembro. Serão mais de 30 palestrantes em quatro arenas simultâneas no Centrosul, em Florianópolis.

Reunindo empreendedores de todo o país, o evento propõe uma imersão no mundo dos negócios, guiada por grandes nomes do mercado brasileiro e de dos mais diferentes segmentos. Para mais informações acesse o site.

CDL comemora 50 anos de atuação (FOTO)

O comércio jaraguaense celebrou, na noite do último dia 3, uma importante conquista. Com expressividade estadual e contribuindo para o crescimento da cidade, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) do município chegou às cinco décadas de atuação, dando destaque ao associativismo que marca a cultura empresarial jaraguaense.

Para comemorar, a entidade realizou um evento especial, que teve a presença de autoridades, associados e personalidades da região.

Destacando a importância do passado, a entidade homenageou os ex-presidentes e surpreendeu os participantes com a apresentação de um mini-documentário sobre a trajetória do comércio local e da própria CDL.

“Agradecemos o passado, o presente e o que futuro ainda pode proporcionar”, frisou o atual presidente, Gabriel Seifert.

Falando em associativismo…

Outro exemplo que dá destaque ao tópico é o trabalho desenvolvido pela Sicoob Cejascred, cooperativa de crédito fundada a partir da união de entidades empresariais. Além  de oferecer serviços e produtos financeiros, a entidade atua em ações para a comunidade.

Na última quinta-feira (2) , a cooperativa fez a entrega de um laboratório para o Hospital São José de Jaraguá do Sul, que beneficiará pacientes de toda a região. O investimento, de aproximadamente R$ 200 mil faz parte do resultado obtido pela cooperativa em 2017.

Com o laboratório interno, será possível dar mais agilidade aos exames realizados pelo hospital, que conta hoje com 306 leitos, 30 deles de UTI.

ANP abre consulta para preços do Etanol

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) abriu uma Tomada Pública de Contribuições (TPC) para o etanol. A TPC é um instrumento que a agência tem para coletar informações da sociedade e ver se há a necessidade de reajuste no preço do litro do combustível.

A tomada de contas começou na última quinta-feira (2) e está aberta até o dia 6 de setembro e vale apenas para o preço do etanol praticado pelas usinas para as revendedoras.

Cartão de débito lidera pagamentos

A participação dos cartões de débito nas transações eletrônicas aumentou em 2017. Segundo dados do Banco Central, os pagamentos com esse tipo de cartão concentraram 55,4% das transações eletrônicas no ano passado, contra 53,9% em 2016.

Quer receber as notícias no WhatsApp?