A Caixa Econômica Federal vai antecipar os saques do auxílio emergencial em pelo menos duas semanas – as primeiras retiradas poderão ser feitas ainda este mês, no dia 30 de abril. A informação foi dada pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro, transmitida pelas redes sociais na noite de quinta-feira (15). A decisão foi tomada após reunião de Guimarães com o ministro da Cidadania, João Roma.

"Já neste mês, dia 30 de abril, a gente começa a realizar também o pagamento, permitir o saque nas lotéricas e nos ATMs [caixas automáticos]. Antecipamos ao redor de 15 dias porque nós percebemos que conseguimos realizar o pagamento com segurança, seja do ponto de vista do Caixa TEM operacional como do ponto de vista da minimização das filas", disse Guimarães.

A primeira parcela do auxílio, que começou a ser paga no dia 6 de abril, para nascidos em janeiro, vem sendo depositada nas contas poupança digitais e pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa TEM. Antes do novo calendário, a possibilidade de saque e transferências da primeira parcela estava prevista para começar somente em meados de maio. A atualização do calendário já está disponível no site do programa.

A Caixa Econômica Federal começou na sexta-feira (16) o pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial de 2021 para beneficiários do Bolsa Família com final de NIS número 1.

O recebimento dos recursos é realizado da mesma forma e nas mesmas datas do benefício regular para quem é inscrito no programa social. Para quem recebe por meio da Poupança Social Digital, os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

 

Koch

A cidade de Jaraguá do Sul é o novo destino da rede supermercadista catarinense Koch. Através da sua bandeira Komprão Koch Atacadista, o grupo confirmou a abertura de uma nova loja no segundo semestre de 2021.

Com um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões, a unidade está sendo construída na Rua Walter Marquardt, no bairro Rio Molha, e terá aproximadamente 30 mil m2 e uma enorme variedade de produtos.

“Estamos muito contentes em incluir Jaraguá do Sul em nosso plano de expansão e levar para região uma estrutura moderna de atacarejo com preços competitivos e produtos de qualidade”, celebra Jeralci Barcellos, gerente de marketing do Grupo Koch.

Solar

O ano de 2020 foi difícil para quase todos os setores da economia - mas alguns setores registraram crescimento apesar das dificuldades. Um destes mercados foi o de energia solar houve crescimento, e expressivo: o setor avançou 70% no ano.

Com isso, as instalações de geração solar no Brasil alcançaram 7,5 gigawatts, o que representa quase a metade da capacidade da gigante Itaipu, uma das principais hidrelétricas do país.

Sem parcelamento para IPVA

A governadora interina de Santa Catarina Daniela Reinehr (sem partido), vetou totalmente o projeto de lei que autorizava o parcelamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Ela comunicou a Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) nesta quinta-feira (15), citando “inconstitucionalidade orgânica formal” no texto, pois a governadora afirma que o PL não poderia legislar sobre trânsito e transporte, o que seria de competência da União.