A partir de dezembro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vinculado ao Ministério da Economia, só vai aprovar modelos de bombas medidoras de combustíveis líquidos (gasolina, diesel e etanol) que tenham certificação digital.

O objetivo é coibir a ocorrência de fraudes no abastecimento ao consumidor final. A informação foi dada nesta quinta-feira (4) à Agência Brasil pelo chefe do Setor de Medição de Fluidos do instituto, Edisio Alves Júnior.

As bombas medidoras têm um componente que faz a medição e um mostrador que apresenta o resultado para o consumidor.

O Inmetro observou que muitas das fraudes ocorriam na comunicação entre a medição e a indicação do resultado - em outras palavras, várias bombas informavam um volume de combustível maior do que o que de fato era vendido: o cliente pagava achando encher o tanque enquanto recebia menos.

Segundo o Inmetro, as novas bombas com certificação digital vão se comunicar com o consumidor, por meio de um aplicativo de celular. “Ele vai poder ver o resultado tanto no celular dele, como no indicador da bomba”, disse o chefe do Setor de Medição de Fluidos do Inmetro.

Jantar Harmonizado

No próximo dia 8, a partir das 19h30, a escola de profissões Chef Gourmet promove um evento sobre a harmonização entre alimentos e vinhos em um Jantar Harmonizado.

A apresentação terá pratos preparados pelos chefs Fabricio Mendonça e Dominique Conceição e, para completar, rótulos Pericó acompanhados da presença do sommelier Getúlio Silva.

Os ingressos já estão à venda e podem ser reservados pelos telefones (47) 3055-0679 e (47) 99115-8506. Outras informações também estão disponíveis pelo e-mail info@escolachefgourmet.com.br.

Frigoríficos

Maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, Santa Catarina teve mais sete plantas frigoríficas autorizadas a exportar subprodutos de carne suína para o mercado chinês.

O anúncio feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anima o setor, que espera faturar US$ 15 milhões (cerca de R$ 60 milhões) por mês com os novos embarques.

As plantas habilitadas pela China são: Seara, de Itapiranga; Aurora, de Chapecó; Pamplona, de Presidente Getúlio; Aurora, de Joaçaba; Seara, de São Miguel do Oeste; Pamplona, de Rio do Sul; e BRF, de Campos Novos.

WEG Motor Scan

Esta semana, a WEG lançou mais uma inovação em portfólio de soluções para a indústria 4.0: o Gateway WEG Motor Scan, que amplia a atuação do WEG Motor Scan – sensor de monitoramento para motores elétricos.

O Gateway WEG Motor Scan é um roteador que envia as informações automaticamente para a nuvem via WiFi, cabo Ethernet ou 3G/4G, permitindo o monitoramento imediato da performance do motor elétrico à distância.

O sensor WEG Motor Scan capta os dados do motor, envia para a WEG IoT Platform através de um smartphone via Bluetooth ou automaticamente através do Gateway.

Saldo Negativo

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram nesta terça-feira (5) a Operação Saldo Negativo contra organização criminosa que teria embolsado parte de tributos devidos por empresários, enquanto lesava a Administração Tributária Federal.

Estão sendo cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e 25 mandados de prisões, expedidos pela 1ª Vara Federal de Florianópolis, por 41 auditores-fiscais e analistas tributários e 140 policiais federais em escritórios de consultoria tributária e nas residências dos operadores da fraude em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Distrito Federal.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger