“Banco Central reduz previsão de inflação”

Divulgação

Por: Pedro Leal

22/10/2019 - 05:10

Instituições financeiras reduziram, pela 11ª vez seguida, a estimativa para a inflação este ano. Segundo pesquisa do Banco Central (BC) feita ao mercado financeiro, divulgada todas as segundas-feiras pela internet, a previsão para a inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, desta vez passou de 3,28% para 3,26% em 2019.

O resultado segue acima do piso da meta, de 3%. Embora inflação baixa possa parecer positiva, o cenário de queda no consumo indicam que a estimativa baixa não seja resultado de uma moeda forte e com poder de consumo, mas de um cenário deflacionário, com preços estagnados – e em alguns setores, em queda – para tentar manter o consumo.

A previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – foi ajustada de 0,87% para 0,88% em 2019 – ainda é um resultado fraco: o pequeno aumento nas projeções não compensa as quedas no prognóstico registradas desde o começo do ano, que abriu com previsão de alta do PIB de 1,8%. As estimativas para os anos seguintes não foram alteradas: 2% em 2020; e 2,50% em 2021 e 2022.

Startup+Varejo

O maior evento startup+indústria da América Latina, promovido em Jaraguá do Sul, também abriu espaço para estimular a inovação no comércio. Realizado durante o Spin Up Summit, o Startup+Varejo contou com diversas palestras e também com um painel a respeito do futuro dos meios de pagamento.

O hackaton buscou fortalecer o espírito empreendedor a partir da criação, prototipação e validação de ideias voltadas à realidade do comércio jaraguaense e da região.

A iniciativa foi promovida pela aceleradora Spin em parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul e FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina),

Corupá no setor metalmecânico

Um dos investimentos mais consistentes do setor metalmecânico deu frutos na cidade de Corupá, no Vale do Itapocu, em Santa Catarina: a empresa Uniaaço, especializada na construção de tanques voltados ao segmento de energia elétrica, iniciou a fabricação de peças de até 30 toneladas, destinadas a revestir transformadores de alta potência.

A primeira unidade desses tanques, considerados médios (os de 20 a 30 toneladas) foi oficialmente apresentada ao prefeito de Corupá, João Carlos Gotardo, na sexta-feira, 11 de outubro, e está sendo transportada nesta semana para seu destinatário, no Rio Grande do Sul.

US$ 150 mil em microtransações

Em outras praias, um assunto que tem dado pano para manga – e tem sido alvo de comitês parlamentares nos EUA e no Reino Unido – são as vendas dentro aplicativos de jogos, aquelas pequenas compras de itens para joguinhos de computador e celular.

O assunto já estava sob discussão, mas na última semana, um painel da indústria de jogos acirrou o debate sobre o tema: de acordo com o CEO da Yodo1, Henry Fong, alguém gastou mais de US$ 150 mil em microtransações em um jogo da franquia Transformers. Fong usou o dado para demonstrar como o setor pode explorar ainda mais seus usuários.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger