“Atividade econômica cresce no país”

Foto Divulgação

Por: Pedro Leal

15/11/2019 - 05:11

A atividade econômica registrou crescimento no terceiro trimestre neste ano, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (14) pelo Banco Central (BC).

Em setembro, na comparação com agosto, houve expansão de 0,44 %. Na comparação com setembro de 2018, a alta ficou em 2,11%. Em 12 meses, terminados em setembro de 2019, houve expansão de 0,99%.

No terceiro trimestre deste ano, o índice apresentou alta de 0,91% comparado ao período anterior. O resultado considera dados dessazonalizados, ajustados para o período.

Na comparação entre o terceiro trimestre deste ano e o mesmo período de 2018, o crescimento foi de 0,99%.

O indicador serve como uma prévia do crescimento do PIB, medido pelo IBGE – e sustenta a percepção de recuperação fraca da economia, muito abaixo do crescimento da economia mundial, estimado em 2,9% para 2019, segundo projeções do Banco Mundial.

Entre 2015 e 2016, a economia brasileira encolheu 7,1%, seguida por um pífio crescimento de 1,3% em 2017 e 1,1% em 2018 – muito longe de sequer recuperar as perdas registradas nos dois anos de retração, quanto mais de acompanhar o mercado global.

Abonos

O abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) do calendário 2019/2020 começa a ser pago hoje (14) para os beneficiários nascidos em novembro e servidores públicos com final de inscrição 04.

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento do abono salarial do PIS. Os pagamentos são disponibilizados de forma escalonada conforme o mês de nascimento do trabalhador.

Os titulares que possuem conta individual na Caixa com cadastro atualizado receberam o crédito automático antecipado na última terça-feira (12).

CDL

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul realiza, no próximo dia 16, o primeiro sorteio da campanha Natal Inesquecível.

Para concorrer aos prêmios, os consumidores só precisam comprar, no mínimo, R$ 50 em uma das mais de 150 lojas participantes e, depois, cadastrar o cupom no site da campanha.

A iniciativa, que segue até 9 de janeiro, vai distribuir dois automóveis Fiat Mobi zero quilômetro e 50 vales-compras no valor de R$ 500. Os sorteios acontecem nos dias 16, 23 e 30 de novembro, 7, 14 e 21 de dezembro e 8 de janeiro.

O patrocínio da ação é da Sicredi Norte SC e da Fiat Ravenna – Jaraguá do Sul.

Brasil precisa de integração

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse na quarta-feira (13) que o Brasil precisa buscar maior integração com o mundo e apontou possíveis caminhos para uma nova atuação no cenário mundial, como as negociações em torno de uma área de livre comércio com a China, um dos principais parceiros comerciais do país.

As declarações foram feitas durante a abertura do seminário NDB e o Brasil: Parceria Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília. O NBD é o banco de desenvolvimento do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.