A última segunda-feira antes do segundo turno do processo eleitoral - e portanto, da definição dos próximos gestores do Estado e da União - foi marcada por uma agenda lotada na plenária semanal da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul.
O destaque da noite seria um encontro e bate-papo com os dois candidatos ao governo do Estado, Gelson Merision (PSD) e Comandante Moisés (PSL) - no entanto o candidato do Partido Social Liberal não pôde comparecer, informando compromissos prévios.
Ainda assim, a noite foi marcada por uma série de ações voltadas para planejamento futuro e capacitação da categoria.
Formado este mês, o núcleo das Cervejarias realizou o seu segundo encontro, visando mobilizar também empreendedores já atuantes ou que pretendem iniciar a atividade, envolvendo também aqueles que trabalham com insumos (matérias primas, choperias, etc.) e com isto assegurar maior representatividade para o segmento.
A partir das reuniões de sensibilização, o Núcleo Setorial deverá ser formalizado no município.
Em conjunto, a entidade foi palco de discussão sobre questões como a maior agilidade na análise de processos de licenciamento ambiental e o funcionamento do escritório regional do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, que substituiu a Fatma, foram foco de palestra pelo presidente do instituto, André Adriano Dick.
Também foi convidado para a plenária o coronel Araújo Gomes, comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, convidado a fazer uma exposição sobre a atuação da instituição no estado, notadamente quanto ao trabalho realizado pela corporação na área de abrangência da 12ª Região de Polícia Militar e do 14º Batalhão de Polícia Militar.
A entidade tem uma série de demandas para o governo do Estado e para a União, referentes a infraestrutura e incentivo à indústria.
Dentre essas demandas, as mais urgentes se referem à obras estruturantes como a duplicação da BR-280 e o contorno ferroviário da região - ambas atrasadas e pleiteadas há anos.
Aciag discute segurança da informação
Mesmo com tantos recursos disponíveis, que visam a segurança no universo online, diversas empresas têm sido vítimas dos hackers e sofrem desde a perda de informações nos bancos de dados, quebra da privacidade de seus clientes ou fornecedores, até os famosos sequestros virtuais, onde a empresa deve pagar um resgate pelas informações roubadas.
Para chamar a atenção sobre esse tema e orientar os associados, a Aciag (Associação Empresarial de Guaramirim) promoveu nesta segunda-feira uma palestra com o tema “Segurança da Informação: proteção e prevenção contra ataques virtuais aos sistemas corporativos”, ministrada pelo diretor de tecnologia e serviço da EITI Gestão de TI, Diogo Ribeiro de Souza.
Comércio do Dia das crianças cresceu 3,49%
Última data especial do varejo antes do Natal, o Dia das Crianças foi um alento para os lojistas catarinenses. Segundo dados da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC), houve crescimento de 3,49% nas vendas, em relação ao mesmo período de 2017.
Os itens mais procurados foram brinquedos (38,10%), vestuário com (25,95%) e calçados (19,33%).
O mesmo levantamento, realizado pela entidade junto aos seus associados com atuação no varejo nas 20 cidades catarinenses de maior Índice de Potencial de Consumo revelou que o tíquete médio ficou em R$ 131,43.
Cai a disparidade salarial entre homens e mulheres
O salário médio real das mulheres cresceu mais que o dos homens em 2017, chegando a R$ 2.708,71, uma elevação de 2,6% em relação a 2016, enquanto o rendimento masculino subiu 1,8%.
O aumento da remuneração feminina é maior que o registrado para todos os trabalhadores, que teve alta de 2,1%, como mostram os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho.
“Apesar da melhora registrada em 2017, ainda há muitos desafios que precisam ser enfrentados, sobretudo no que se refere ao acesso das mulheres a postos de trabalho mais bem remunerados e garantia de recebimento de salários equivalentes pelo desempenho da mesma ocupação”, destaca o coordenador-geral de Cadastros, Identificação Profissional e Estudos do Ministério do Trabalho, Felipe Pateo.
A diferença salarial entre homens e mulheres vem diminuindo a cada ano. A remuneração média das mulheres em 2017 correspondia a 85,1 % do salário dos homens.
Em 2016, o rendimento feminino correspondia a 84,4% do masculino e, em 2015, 83,43%.
Samae encerra capacitação
O Samae de Jaraguá do Sul, Fujama e Prefeitura em parceria com o Sebrae, realizaram curso de capacitação em compras governamentais, entre os dias 15 e 19 de outubro, para os recicladores credenciados e aqueles aptos para o credenciamento com o município.
O objetivo do treinamento foi preparar os prestadores de serviço para novo chamamento público para o recebimento de materiais recicláveis provenientes da coleta seletiva, que será realizado em dezembro de 2018.
As aulas aconteceram na sede do Sebrae e abordaram os temas: benefícios da lei complementar 123/2006, legislação de compras e análise de riscos, preparação para licitação, pregão presencial com benefícios para as MPE's e portais de compras. O curso teve carga horária de 15 horas.
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul - Clique aqui
- Região de Joinville - Clique aqui
- Região de Florianópolis - Clique aqui