A indústria brasileira passa agora pelo segundo efeito da pandemia do Covid-19. O primeiro paralisou a produção. No segundo, faltam estoques, insumos e matérias-primas.

É o que mostra a Sondagem Especial: Mercado de insumos e matérias primas da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O assunto também foi foco da reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estaado de Santa Catarina (Fiesc).

De acordo com a pesquisa, 68% das empresas consultadas estão com dificuldades para obter insumos ou matérias-primas no mercado doméstico e 56% das empresas que utilizam insumos importados regularmente, com dificuldades em adquiri-los no mercado internacional. Além disso, 82% perceberam alta nos preços, sendo que 31% falam em alta acentuada.

A pesquisa contou com a participação de 1.855 empresas, entre 1º e 14 de outubro, em 27 setores das indústrias de transformação e extrativa.

A situação é mais grave entre as empresas de pequeno porte. Nesse segmento, 70% foram afetadas pela falta de insumos ante 66% nas grandes.

Além disso, o percentual de empresas menores que afirmam enfrentar muita dificuldade é maior, alcançando 28% entre as pequenas empresas e 27% entre as médias.

A falta de insumos não é apenas um problema local: a pandemia interrompeu cadeias de produção internacionais. A situação de vulnerabilidade da economia brasileira, no entanto, tornou o mercado nacional especialmente sensível a falta de insumos.

Esta situação logística, junto com o fim iminente do auxílio emergencial deve levar a um arrefecimento do crescimento da produção e do consumo nacional no futuro próximo.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, explica que as empresas optaram por reduzir seus estoques para enfrentar a forte queda no faturamento e o difícil acesso ao capital de giro nos primeiros meses da crise.

“A economia reagiu em uma velocidade acima da esperada. Assim, tivemos um descompasso entre a oferta e a procura de insumos. E tanto produtores quanto fornecedores estavam com os estoques baixos. No auge da crise, vimos a desmobilização das cadeias produtivas e baixos estoques. Além disso, temos a forte desvalorização do real, que contribuiu para o aumento do preço dos insumos importados”, afirma.

A pesquisa mostra que 44% das empresas consultadas afirmam que estão com problemas para atender seus clientes.

Essas empresas apontam entre as principais razões para a dificuldade de atendimento a falta de estoques, apontada por 47% das empresas, demanda maior que a capacidade de produção, com 41% e incapacidade de aumentar a produção, com 38%.

Home Office

A presença de uma pauta referente ao trabalho remoto - home office - nas negociações trabalhistas de 2020 teve elevação de mais de seis vezes em comparação ao ano passado.

O dado consta de um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), feito com base em dados do Ministério da Economia.

Segundo a pesquisa, o trabalho remoto já está presente em 15,9% das negociações coletivas em 2020.

Esse número era de 2,4% no ano passado, o que representa um aumento de 6,6 vezes da presença da pauta nas negociações trabalhistas no comparativo de 2020 e 2019, até o mês de setembro.

Estágio na WEG

Os interessados em estagiar na WEG, um dos maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, têm até o dia 31 de outubro para fazer a inscrição no site da WEG. As oportunidades são para estudantes de curso técnico e superior.

O estágio tem duração de cinco meses e possibilita aos estudantes colocar na prática os conhecimentos adquiridos no ambiente acadêmico, vivenciando a realidade de uma multinacional e consolidando a sua formação.

IRPF

A Receita Federal abre nesta sexta-feira (23), às 10h, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O crédito bancário para 273.545 contribuintes será feito no dia 30 de outubro, totalizando R$ 560 milhões.

Desse valor, R$ 211.773.065,86 são destinados aos contribuintes com prioridade legal: 5.110 idosos acima de 80 anos, 38.301 entre 60 e 79 anos, 4.636 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 21.244 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul