“Secretário de Educação de Jaraguá do Sul se posiciona contra o Escola sem Partido”

Foto Eduardo Montecino/Arquivo

Por: Elissandro Sutil

14/11/2018 - 04:11

“Isso não ajuda em nada. Só gera conflito e desrespeito ao trabalho do professor”. Foi assim taxativo que o secretário de Educação de Jaraguá do Sul, Rogério Jung, respondeu ao ser questionado sobre como vê o projeto de lei chamado de Escola sem Partido.

A iniciativa voltou a ganhar força após a divulgação de um manifesto, defendendo a constitucionalidade do projeto, assinado por mais de 220 procuradores e promotores, entre eles, Rafael Meira Luz, da Vara da Infância e Juventude do município.

No que depender de Jung, porém, a matéria não será levada para discussão no plenário da Câmara de Vereadores. O secretário afirma que as obrigações dos professores já estão previstas em lei e que casos de desrespeito são investigados.

“Está tudo na Constituição. Falam e falam, mas até hoje nunca tivemos um caso aqui. Nossos professores não estão em sala de aula para doutrinar ninguém. Isso pode acontecer nos institutos federais ou universidades. Mas casos específicos devem ser tratados como exceção. Não se pode colocar, em função de iniciativas isoladas, todos os professores sob suspeita”, defende.

Quebrando o silêncio sobre o tema, Jung diz ainda que se a lógica fosse seguida a todos os profissionais, advogados e jornalistas, por exemplo, deveriam ter em suas mesas o manual de conduta visível, o que não acontece.

Outro ponto que merece reflexão, acrescenta, é quanto à doutrinação escondida por trás da proposta de acabar com outra suposta doutrinação.

O projeto Escola sem Partido vem sendo apresentado em vários municípios brasileiros. Aqui, caberia à Secretaria de Educação formalizar a proposta e enviar para aprovação da Câmara, o que não acontecerá, segundo Jung. No Supremo Tribunal Federal, a constitucionalidade da matéria ainda deve ser debatida. Em caso de sinalização positiva, essa deve ser uma das bandeiras do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Vereador do MDB

Foi com pronunciamento feito durante a sessão realizada na noite de segunda-feira que o vereador Lairton Müller, do MDB, anunciou que não faz mais parte do bloco de oposição ao governo de João Carlos Gottardi (PP).

Na fala, o parlamentar deixou claro que está descontente com algumas decisões tomadas pelo grupo e colocou o nome à disposição como candidato à presidência da Casa, agora, pelo outro lado.

A eleição para a escolha dos novos integrantes da Mesa Diretora ocorrerá no dia 10 de dezembro. Além de Lairton, Felipe Rodrigues (PSDB), também se articula pelo comando. Seria ele o próximo presidente segundo acordo entre tucanos e emedebistas feito em 2016. À época, ficou definido que o MDB conduziria o Legislativo nos dois primeiros anos e o PSDB ficaria com 2019 e 2020.

Análise de projetos

O vereador Osni Bylaardt (MDB) está cobrando mais rapidez na análise e liberação dos projetos de construção que passam pela Secretaria de Planejamento de Guaramirim. O parlamentar lembrou que os vereadores aprovaram uma lei complementar há 60 dias autorizando a contratação de mais dois profissionais para auxiliar nesse tipo de trabalho.  Segundo ele, algumas empresas estão sendo prejudicados com a demora.

Nova Política

O deputado federal eleito pelo Partido Novo, Gilson Marques, o presidente da sigla no Estado, Eduardo Ribeiro, e o 1º suplente em Santa Catarina, Leandro Schmockel, comandam um bate-papo em Jaraguá do Sul no dia 21 de novembro. A proposta é falar sobre a “Nova Política”, e as

propostas que o deputado federal apresentará em Brasília. O encontro será realizado no Centro Integrado de Profissionais Liberais (CPL), a partir das 19h, com participação aberta à comunidade.

Decoração natalina

A Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) inauguraram na noite de ontem a decoração natalina. O município investiu R$ 83,5 mil no projeto, com a proposta de incentivar as pessoas a sair para as ruas à noite para aproveitar o horário especial do comércio para fazer suas compras de fim de ano. O valor total aplicado este ano na decoração passa dos R$ 240 mil, segundo a CDL.

Corupá destaque no turismo  

A Prefeitura de Corupá anunciou que o município está concorrendo ao lado de outras 11 cidades do Estado ao Título Beto Carrero de Excelência no Turismo 2018.  A lista dos candidatos escolhidos pelos membros do Conselho Estadual de Turismo está disponível no site da Santur para votação popular. O processo ficará aberto até dia 3 de dezembro.

Projeto tem várias ações

O secretário de Turismo de Corupá, Juliano Millnitz, destaca a indicação geográfica de banana mais doce do Brasil, a acessibilidade na Rota das Cachoeiras, o Bananalama, o projeto EuAmoCorupá, o retorno dos passeios de Maria Fumaça, a maior cuca de banana do Brasil e eventos de eco aventura como iniciativas que contribuíram para essa colocação do município. Ele aproveita, ainda, para pedir para população votar na cidade.

Convite ao INSS

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão de ontem requerimento convidando o chefe dos médicos peritos do INSS em Jaraguá do Sul, Daniel dos Reis, a participar de uma plenária. A autoria do convite é do vereador Jackson Ávila (MDB).