Atendendo solicitação do Comdim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), a vereadora Natália Petry (PMDB) protocolou projeto de lei que cria a Parada Segura. A inciativa visa proteger as mulheres e os idosos, parcela da população mais vulnerável a uma série de crimes. Pelo texto, os motoristas do transporte coletivo urbano terão, no trajeto regular da linha, que parar onde for solicitado por passageiras mulheres ou pessoas acima dos 60 anos no horário que vai das 22 horas às 6 horas. Pelo texto, caberá a concessionária do transporte coletivo fazer campanhas de esclarecimento para que os motoristas cumpram a determinação e colocar adesivos em local visibilidade, no espaço interno de todos os ônibus e micro-ônibus, que informe sobre o conteúdo da lei. Uma pesquisa encomendada pela Prefeitura em 2011 revelou que 71% dos passageiros do transporte público em Jaraguá eram mulheres. Além disso, números da Delegacia da Mulher revelam que três mulheres sofrem violência por dia no município. O projeto, que também leva em conta as limitações trazidas pela idade, deve passar pelo setor jurídico e pelas comissões antes de chegar ao plenário, o que a vereadora Natália Petry acredita que possa acontecer ainda em maio.

* * *

Tudo junto, misturado

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O ex-prefeito Irineu Pasold (PSDB) conseguiu reunir no seu aniversário de 71 anos lideranças dos principais partidos de Jaraguá do Sul. Na foto, Emanuela Wolff (PMDB), Carione Pavanello (PSD), o prefeito Dieter Janssen (PP), Marcia Alberton (PSDB), Antidio Luneli (PMDB), Irineu e o deputado Vicente Caropreso (PSDB).

*  * *

Coleta seletiva 

Segundo balanço divulgado ontem pela Fujama, a coleta seletiva voltou a ter dados positivos em abril. O mês passado registrou uma recuperação no número de cargas coletadas em relação a março, de +4,8%, depois de sucessivas quedas em relação aos meses anteriores: entre janeiro e fevereiro (-14,7%) e entre fevereiro e março (-4,2%). Avaliando o peso estimado, a recuperação é mais significativa: entre janeiro e fevereiro registrou-se queda de 7,8%; entre fevereiro e março, a redução foi de 10,8%; porém, entre março e abril, o índice aumentou 5,8%.

*  * *

Homenagem

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O deputado Vicente Caropreso homenageou os 97 anos de O Correio do Povo na Assembleia Legislativa, na tarde de ontem. Durante a fala lembrou que é o jornal mais antigo em circulação no Estado e parabenizou seus dirigentes e colaboradores. Ele também apresentou uma Moção, aprovada, onde ressaltou a importância de OCP e os relevantes serviços prestados à Jaraguá do Sul e região.

LEIA A COLUNA COMPLETA NA VERSÃO DIGITAL DO JORNAL O CORREIO DO POVO