“Pressão do prefeito de Guaramirim deu resultado”

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

15/03/2019 - 05:03

Menos de 24 horas depois do prefeito de Guaramirim, Luís Antônio Chiodini (PP), liderar protesto com fechamento de ruas utilizadas como desvio da SC-108, o secretário de Estado da Infraestrutura, Carlos Hassler, desembarcou no município, ontem, para trazer um pouco de tranquilidade e detalhar os planos para as obras de recuperação.

Segundo Hassler, engenheiros da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura avaliam qual o melhor modelo para evitar novos desmoronamentos na Vila Freitas. Uma possibilidade é adaptar uma estrutura pronta e importada utilizada em alguns casos pela Defesa Civil, mas antes é preciso saber se a técnica se aplicaria ao local.

Outra alternativa é o Estado contratar uma empresa especializada que detalhará o projeto e executará a obra. A definição deve ser anunciada durante reunião hoje em Florianópolis, com a presença de Chiodini.

Ainda ontem, o prefeito reuniu informações de outros municípios da região sobre os reflexos do fechamento da SC-108.

O objetivo é fazer com que, se a opção for pela contratação da obra, ela seja de caráter emergencial dispensando licitação. Chiodini alerta que um processo licitatório demora em média 40 dias, com possibilidade de recurso, o que poderia se estender até o fim do ano, um cenário de caos absoluto.

Aliviado com a atenção alcançada, o prefeito de Guaramirim afirma que o protesto não foi político e que tinha como único objetivo mostrar a necessidade de uma solução urgente.

“Não podíamos mais ficar sem saber o que estava acontecendo. Há três semanas não durmo direito. Tem o drama das famílias que perderam tudo, o trânsito parado. Tem o nosso orçamento que vai ficando comprometido. Daqui a pouco não consigo mais fazer manutenção das nossas estradas. Tem o aluguel social e os comerciantes que estão em desespero”, diz.

E, para mostrar que Guaramirim entrou mesmo no radar do Estado mais um secretário visitou o município ontem.

Solução para o Cedup

Prefeito de Guaramirim, Luís Antônio Chiodini (PP), recebeu ontem a visita do secretário de Educação do Estado, Natalino Uggioni. Eles foram vistoriar o Cedup, finalizado e sem uso há mais de um ano. No local já foram investidos mais de R$ 10 milhões.

Chiodini saiu do encontro com resposta positiva do secretário para municipalização do Cedup, que será transformado, provavelmente, em centro de educação infantil. “Agora vamos fazer a parte burocrática. Enviar projeto para Câmara. Estou muito feliz”, resumiu Chiodini.

Interlocução

Prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini afirma que contou com ajuda dos deputados da região, em especial de Fabio Schiochet, aliado do governador Carlos Moises e do presidente Jair Bolsonaro, para resolver os impasses que envolvem o deslizamento da SC-108.

Feriado de aniversário

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, por sete votos favoráveis e três contrários de (Ademar Braz Winter, Arlindo Rincos e Isair Moser), ontem, em primeira votação, o PL nº 32/2019, do Executivo, que muda, neste ano, para o dia 29 de julho de 2019 (2ª feira), o feriado municipal do dia 25 de julho, aniversário da cidade.

Segundo o governo, a intenção é evitar a descontinuidade das atividades econômicas do Município, uma vez que o dia 25 de julho deste ano acontecerá em uma quinta-feira. O texto ainda passará por segunda votação, provavelmente na próxima terça-feira.

 

Motivacional

Presidente da Câmara de Vereadores, Marcelindo Gruner (PTB), contratou uma palestrante motivacional. Ela irá dará seis palestras aos servidores da Casa, duas por mês em três meses, e receberá R$ 5,4 mil pelo serviço. O extrato do contrato já foi publicado.

 

Formação de candidatos

A Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes, da Avevi, iniciou as tratativas com a Assembleia Legislativa para realização do curso de formação para os interessados em se candidatar a vereador nas eleições do próximo ano.

O projeto foi entregue para a nova presidente da escola, deputada Marlene Fengler, pelo presidente da Avevi, vereador de Jaraguá do Sul, Arlindo Rincos.

O objetivo, segundo o presidente, é novamente, como já aconteceu nos anos de 2012 e 2015, realizar em parceria com a Alesc este curso e oportunizar para os candidatos a vereador e agentes políticos e comunitários, formação que lhes proporcionem conhecer sobre o real papel do legislador.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?