“Prefeitura de Jaraguá do Sul vai abrir concurso público”

Com um quadro de 500 professores contratados em caráter temporário, a Prefeitura de Jaraguá do Sul lançará um concurso público.

Segundo o secretário de Administração, Argos Burgardt, o número de vagas ainda está sendo levantado em diversas áreas, mas a necessidade mais evidente está justamente na educação.

Além disso, devem ser abertas vagas para efetivos em Obras, como motorista e operador de máquinas, por exemplo, e na Saúde. Agentes administrativos também serão chamados.

Atualmente, o quadro é composto por 3,6 mil servidores, em 2015, eram 4,1 mil. A sobrecarga de trabalho tem sido motivo de reclamação constante do sindicato da categoria.

Ainda não há previsão de quando o edital será lançado, porém, Burgardt adianta que a meta é que as provas sejam realizadas ainda este ano.

“Todos os dados estão sendo levantados nesse momento. São várias informações que precisam ser cruzadas. Ainda não sabemos se serão 200 ou 400 vagas”, explica. As contratações acontecerão conforme a necessidade e não de uma só vez.

O último concurso público realizado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul foi em 2013, no primeiro ano de governo de Dieter Janssen.

Pela legislação, os resultados valem por dois anos podendo ser prorrogados por outros dois. Após isso, para que o poder público possa contratar efetivos, é necessário um novo concurso.

Hungria pode apoiar o Femusc

O deputado federal Carlos Chiodini visitou a embaixada da Hungria, em Brasília, e conversou com o embaixador Zoltán Szentgyörgyi. Os dois falaram sobre a colonização Húngara em Jaraguá do Sul, a multidiversidade econômica da região e a força cultural que se tornou o município.

Há tratativa para que o Femusc firme parceria com o país europeu que tem adoração por música erudita.

“Foi uma conversa inicial, vamos formatar uma parceria ainda, porém, o mais importante foi a vontade de estar junto do Femusc, que é um projeto consolidado na América Latina”, afirma o deputado.

Estatuto do desarmamento

Promovido pela Fundação Ulysses Guimarães em Santa Catarina, ligada ao MDB, acontece em Jaraguá do Sul no próximo dia 28 um debate sobre o Estatuto do Desarmamento. O painel vai acontecer no auditório da Católica e será aberto à comunidade.

Para a discussão foram convidados os delegados Adriano Spolaor e Daniel Dias, o tenente-coronel da Polícia Militar, Alexsandro Cravo Kalfeltz, o promotor de Justiça, Aristeu Xenofontes Lenzi, além do advogado criminalista Mario Cesar Felippi Filho.

Impublicáveis

Deputado Vicente Caropreso (PSDB) não quis entrar em detalhes sobre a desfiliação de Martin Martins da sigla. Disse apenas que alguns pedidos que recebe são impublicáveis.

Dieter defende renovação

Ao contrário dos comentários de bastidores, o ex-prefeito Dieter Janssen (PP) descartou à coluna qualquer possibilidade de concorrer nas eleições de 2020, seja para o Executivo ou Legislativo. Defende que é preciso deixar espaço para renovação.

Reajuste negociado

Em reunião com os vereadores, o presidente do Sinsep, Luiz Cesar Schoner, disse que a intenção da categoria é reivindicar ao governo a inflação dos últimos 12 meses – estimada em torno de 4% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – mais as perdas inflacionárias dos últimos três anos, que dariam 8,96% de reajuste salarial, segundo cálculos do sindicato.

A data base da categoria é dia 1° de abril. A primeira rodada de negociação com o Executivo deve acontecer na próxima semana.

A espera da reforma

O governador Carlos Moisés (PSL) deve protocolar na segunda-feira à tarde na Assembleia Legislativa a proposta de reforma administrativa do Executivo.

Depende disso toda a reorganização das secretarias, inclusive soluções efetivas para a extinção das Agências de Desenvolvimento Regional, as ADRs.

“Sou da base do povo”

De Jackson Ávila (MDB) ao votar contra projeto do governo que prevê a isenção de ISS para a operadora do transporte coletivo.

A renúncia fiscal deve girar em torno de R$ 800 mil a R$ 1 milhão ao ano. Com isso, o Executivo afirma que será possível segurar novo reajuste, de 15 centavos na tarifa.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?