Vereadores de Jaraguá do Sul voltam a defender as indicações

Por: Elissandro Sutil

17/08/2017 - 10:08

Questionados pela quantidade de indicações feitas – são mais de 1.300 de janeiro até agora, os vereadores de Jaraguá do Sul saíram em defesa do instrumento. Na visão de Eugênio Juraszek (PP), essa é a maneira mais eficiente de dar voz aos anseios da população.
Anderson Kassner (PP) também tem repetido que não deixará de apresentar as reivindicações colhidas na comunidade – a grande maioria para melhorias em ruas. Para ele, cabe ao poder Executivo definir quais as prioridades na ordem de execução. Mas o pepista admite a necessidade de modernizar todo o processo.
Atualmente, as indicações geram um calhamaço de papel que muitas vezes fica esquecido nas gavetas da Prefeitura e da própria Câmara. A ideia é informatizar o processo e, quem sabe, criar um rito de acompanhamento, até para que seja possível aos vereadores se inteirar de maneira instantânea do que está sendo feito no município e de que forma suas indicações estão ou não recebendo atenção. Para o líder de governo, Marcelindo Gruner, o Legislativo precisa modernizar este e outros processos. “Eu venho falando desde o início que nós temos que investir em tecnologia, monitores, assinatura digital, coisas que facilitam o trabalho e geram economia”, defende.
Reforma tributária
A reforma tributária vai ser a pauta da próxima plenária da Acijs, na segunda-feira. Às 18h, a associação recebe o deputado federal Luiz Carlos Hauly, relator do projeto em discussão no Congresso Nacional. O evento é aberto à comunidade.
Sinalização na área rural
Marcelindo Gruner (PTB) cobra do Executivo melhorias na sinalização da área rural. Conforme o vereador, há em Jaraguá do Sul uma grande dificuldade para encontrar as residências no interior do município devido à falta de sinalização. Eugênio Juraszek lembrou que ele próprio já fez uma indicação este ano para que as igrejas em áreas afastadas sejam sinalizadas para que a população as encontre com mais facilidade.
Iluminação nas antenas
Respondendo requerimento do secretário de Planejamento e Urbanismo, Ivaldo Kucskowski, a Anatel notificou as empresas de serviço móvel quanto à falta de sinalização noturna nas suas torres. Moradores do Boa Vista já vinham demonstrando preocupação quanto à possibilidade de acidentes.
Abandono de animais preocupa 
Os animais abandonados voltaram a ser pauta na Câmara de Vereadores. O presidente da Casa, Pedro Garcia (PMDB), recebeu representantes da Associação Jaraguaense Protetora dos Animais (Ajapra) e voluntários que cuidam de animais abandonados. Além da maior responsabilização dos proprietários, os representantes pedem mais participação do poder público na solução do problema.
Do hospital
Jocélio Voltolini, gestor do Hospital Municipal Santo Antônio, deve participar nos próximos dias da sessão da Câmara de Vereadores de Guaramirim. O requerimento é do parlamentar Charles Longhi (PMDB). Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, o profissional assumiu a gestão em abril com a missão de reestruturar o hospital. E é sobre os resultados alcançados até aqui que Voltolini será questionado.
Semana da Banana 

Da esquerda para direita: Marcos Boettcher, assessor do deputado Patrício Destro, secretário de Desenvolvimento Rural de Corupá, Marcos Martini, vice-prefeito Arno Neuber, prefeito João Carlos Gottardi, deputado José Milton Scheffer, presidente da Câmara de Vereadores de Corupá, Alceu Moretti, e os vereadores Alaor Duarte, Andressa Fischer e Beto Maia. Na abertura da Semana da Banana, nesta quarta-feira (16), Gottardi ressaltou o reconhecimento da cidade como produtora da fruta mais doce do Brasil.

Punição para trotes
Vereador Eugênio Juraszek (PP) é autor de indicação para que o município tenha em lei formas de punir e multar os autores de trotes para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. “O acionamento indevido dos serviços telefônicos públicos prejudica o atendimento à população em situação de emergência, como incêndios e crimes, pois gera a ocupação indevida das linhas telefônicas e o deslocamento desnecessário de viaturas para o atendimento das falsas ocorrências”, cita o parlamentar.
Encontro adiado 
Mais uma vez o Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo deputado federal João Paulo Kleinubing (PSD), adiou o encontro com os vereadores da região, que estava marcado para o dia 21 de agosto na Câmara de Schroeder. A justificativa é que no mesmo dia os deputados federais e senadores estarão em um evento em Blumenau. A informação é do presidente da Avevi, o vereador Charles Longhi (PMDB), que ainda não definiu se tentará agendar nova data.
Turismo no Sul
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, estará em Santa Catarina entre os dias 24 e 25 para lançar oficialmente o projeto O Sul é meu destino, movimento deflagrado para promoção integrada das atrações turísticas dos três estados da região. O investimento inicial será de R$ 5 milhões e a campanha deve começar ainda em 2017.